Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Sebastião Salgado

Foto: Sebastião Salgado

Em 1997, "Terra", livro com fotos de Sebastião Salgado, prefácio do escritor português José Saramago e mais um CD com músicas de Chico Buarque de Holanda foi lançado. Houve exposições de fotos em todos os estados do Brasil e em mais de 40 países. As fotos, o livro e o CD tiveram seus direitos autorais doados para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em Palmas, a exposição aconteceu no Espaço Cultural. Agora, a Associação de Mulheres em Ação de Palmas (AMAP), em conjunto com o Sindicato dos Eletricitários do Tocantins e a Central de Movimentos Populares realiza a exposição e venda das fotos em conjunto com outras fotos de Sebastião Salgado (do livro Êxodos), venda de livros, artesanato, cartazes e outros objetos do Brasil e de Cuba.

A exposição tem entrada gratuita no Sindicato dos Eletricitários na Quadra 103 Norte, Rua NO 09, nesta quinta-feira, 5 de maio, das 18 às 21 horas, sendo hoje o seu último dia.

“A luta pela reforma agrária, o cotidiano dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais e os da cidade que foram expulsos do campo são a matéria prima das fotos de Sebastião Salgado. A realidade é maior que os discursos de desprezo pelos pobres. Salgado, Saramago e Chico Buarque se uniram à luta pela terra. E a luta continua! Venha conhecer as fotos de Sebastião Salgado”, diz Francisca Lima Barros, presidente da AMAP.

A exposição mostra o cotidiano de trabalhadores sem teto, favelados e explorados. “A concentração da terra nas mãos de fazendeiros provocou o êxodo rural no Brasil. Milhões de trabalhadores/as rurais foram expulsos do campo, sem direito a nada. Tornaram-se trabalhadores da cidade, sem teto, favelados, explorados. Sebastião Salgado mostra isso em suas fotos. Ele não esconde a verdade”, diz Antonio Édis Liberato Lucena, coordenador geral da Central de Movimentos Populares (CMP/TO).