Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem estiver com sintomas gripais, de leve a moderado, poderá fazer o Teste Rápido desde o primeiro ao sétimo dia de sintomas. A Secretaria de Saúde de Gurupi ampliou os pontos de testagem e, a partir desta segunda-feira, 6, os pacientes poderão comparecer a uma das seis UBS’s para fazer o teste rápido de Covid-19, na rede pública de saúde, além da UPA24h.

A ampliação da oferta de testagem gratuita visa prevenir a lotação da UPA24h, devido ao aumento na procura de testagem para Covid-19 nos últimos dias.

“Percebemos uma elevação na busca por testes de Covid-19 na UPA. Por isso, juntamente com as equipes, planejamos ampliar a oferta de testagem, estendendo para algumas UBSs afim de evitar aglomeração e transtorno, tanto para os profissionais de saúde, quanto para os pacientes”, explica o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes. “É também uma forma de facilitar o acesso à testagem gratuita para a população”, complementa o secretário.

Ainda segundo o secretário, outra percepção é um aumento nos índices de casos positivos, o que segue em alta conforme a média estadual e nacional. “Estamos acompanhando o cenário de contaminação, todas as medidas possíveis serão implementadas. Mas é necessário que as pessoas mantenham a vacinação em dia e continuem com as medidas de proteção, como o uso de máscaras”, frisa Sinvaldo.

A tendência é de alta, Gurupi registrou um aumento de 145% casos positivos, se comparado ao mesmo período dos meses de abril e maio. Na última sexta-feira, 3, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica divulgou o Boletim Epidemiológico, do período de 27 de maio a 2 de maio, com o registro de 112 casos positivos para Covid-19.

Quem precisar realizar o teste rápido para Covid-19 na rede pública de saúde, gratuitamente, poderá se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde, das 07h às 17h.

Confira quais serão as UBS’s com oferta de testagem:

1. UBS Rosendo, Rua Erlandson Leitão Brito (Antiga Rua 15), Qd 175 - Centro

2. UBS Vila Nova, Rua 03, Qd 03, Lt 07 – Aeroporto II

3. UBS São José, Rua Alicante, Qd 18, Lt 10 S/N – Jardim Sevilha

4. UBS Sol Nascente, Av. Sergipe, N° 2452 (Em frente a Praça da Bíblia) – Jardim Eldorado

5. UBS Pedroso, Av. Rua K Padrão, N° 16137-A

6. UBS Campo Bello, Rua 09, Qd 51

7. UPA24h, Jardim São Lucas

Quando testar?

Segundo o Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19, a orientação é que a pessoa já pode fazer o teste rápido de antígeno desde o primeiro ao sétimo dia. Isto é, considerando os critérios clínicos com sintomas leves ou moderados de síndrome gripal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados sintomas moderados, coriza, tosse seca, febre de 38º ou mais, bem como desconforto respiratório. Ainda na rede pública de saúde, no caso de pacientes em estado grave, com tosse intensa, falta de ar e febre alta, deverá se dirigir à UPA24h.

Prevenção

A Secretaria de Saúde reforça a todos que a prioridade deve ser a vacina! Todas as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e atualizar o cartão de vacina. Respeitando os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, usando máscara e mantendo o distanciamento adequado.