Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

As instalações e laboratórios do Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no centro de Palmas foram apresentadas pela diretora regional da instituição no Tocantins, Márcia Rodrigues, a secretários e representantes de órgãos do Governo do Estado. Além de visitarem as instalações, os secretários de Estado da Fazenda (Sefaz), Júlio Edstron dos Santos, do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergisley Moura, da Indústria e Comércio, José Humberto Duarte, da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Wanderley José Silva Júnior, a subprocuradora-geral, Irana Aguiar e a secretária-executiva do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Simone Brito conheceram como e em que áreas a instituição atua junto à indústria e comunidade.

Na apresentação, durante um café da manhã, a diretora Márcia Rodrigues, explicou como funciona o Sistema S e como o Senai forma profissionais e cria soluções tecnológicas para tornar a indústria mais competitiva e inovadora.​ Ao citar dados do Mapa do Trabalho, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, A diretora falou em um “apagão” na formação técnica que precisa ser observado e a grande oportunidade em formar novos técnicos através do Itinerário Profissional do Novo Ensino Médio.

“O Tocantins precisa qualificar 34 mil pessoas. Significa que precisamos de inserir estes jovens no mercado e também requalificar o trabalhador que já está na indústria. Então, o trabalhador que antes só apertava parafuso, ele tem que saber agora fazer leitura e input de dados, se requalificar. Também é preciso que mais de 5 mil jovens ingressem no ensino técnico. O Estado está com um apagão nesta área", disse a diretora citando como essenciais para o desenvolvimento das indústrias técnicos de áreas como informática, segurança da informação, desenvolvedores, automação, mecatrônica, eletromecânica, eletroeletrônica, logística, entre outras.

O secretário da Sefaz, Júlio Edstron, destacou a troca de experiências possível por meio de parcerias com o Senai. “Talvez o Senai esteja mais avançado tecnologicamente que nós, o Estado. Então vamos aproveitar a parceria que existe para a gente absorver melhor e usar a nosso favor”, disse o secretário.

Márcia Rodrigues ainda complementou que a instituição consegue atender de forma remota, Semipresencial ou 100% on-line, indo além de suas unidades físicas, e que em competições mundiais como a WorldSkills, o Senai sempre se destaca nas cinco primeiras posições entre os 68 países participantes.

Ao final, os secretários e representantes conheceram alguns dos laboratórios de tecnologia do Cetec Palmas, como os de informática, manutenção de microcomputadores, redes e de indústria 4.0.