Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Cerca de 800 alunos da rede pública de ensino dos municípios de Palmeirantes e Goiatins (TO) participaram essa semana do Projeto Oficina Teatral - Cultura e Sustentabilidade - Conhecendo os ODS e já entraram para a rota da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa é uma realização da ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) uma das principais transmissoras de energia do País, em parceria com a Cultura Ambiental e NTICS Projetos.

O objetivo do programa é levar para crianças e jovens entre 6 e 12 anos, da rede pública de ensino, conhecimento sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e mostrar como podem melhorar o dia a dia na comunidade onde estão inseridos e, ainda, contribuir para um mundo melhor para as próximas gerações.

Durante dois dias eles participaram de atividades lúdicas que estimularam  a curiosidade e levaram informação acerca de temas essenciais, como a importância da reciclagem; ressignificação do lixo; atitudes que podem melhorar o meio ambiente; hábitos sustentáveis, dentre outros. Ao todo, serão realizadas 6 oficinas distribuídas em forma de circuito. Para que fique ainda mais interessante, cada aluno receberá um passaporte que dará acesso às atividades. “Propomos um circuito que promova o conhecimento amplo sobre a Agenda 2030 e os ODS. A reflexão sobre a realidade, a atenção aos cuidados do meio ambiente, o comprometimento com a vida, a empatia e a preocupação com o bem-estar de todos  influencia o aluno a ser multiplicador dos conceitos e experiências adquiridas”, ressalta Ana Carolina Xavier, diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Além disso, o objetivo é que os jovens se transformem em agentes multiplicadores junto às famílias e comunidades. Para ampliar o impacto, mais de 100 professores serão capacitados com um amplo material didático que poderá ser usado em sala de aula durante todo o ano letivo.

“A ISA CTEEP segue focada na criação de alianças estratégicas para a transformação e no compromisso com o desenvolvimento socioeconômico. Acreditamos no protagonismo jovem e, por isso, estimulamos, por meio de projetos como este, o senso de cidadania”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP.

O projeto vai deixar, como legado para cada município, um levantamento completo dos indicadores culturais, ambientais e de satisfação. Além de Tocantins, o projeto vai passar por cidades do Maranhão e Piauí.