Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na arena as rainhas das quadrilhas juninas fizeram um show majestoso digno do título, trazendo muita alegria, simpatia e beleza ao público da primeira noite do 30º Arraiá da Capital. Mas a grande vencedora, desbancando as 13 concorrentes, foi Thayná Balduíno, da junina Arrasta Pé do Liberdade, que levou o troféu de melhor rainha. Falamansa e apresentações regionais completaram o aquecimento da maior festança do Tocantins, que começou nessa quarta-feira, 22, e segue até domingo, 26, no Estacionamento do Ginásio Nilton Santos.

E nesta edição, o Arraiá da Capital voltou de forma presencial, após dois anos com o formato virtual, e o público mostrou que estava ansioso pelo retorno dos grandes eventos em Palmas e lotou a arena. “A festa tá belíssima. Voltamos com tudo, de maneira presencial e prontos para fazermos o arraiá mais lindo do norte do País. Eu estava com saudade de tudo isso. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos na organização do evento”, enfatizou a prefeita Cinthia Ribeiro, ao declarar oficialmente aberta a 30ª edição.

O céu da arena foi todo iluminado com show pirotécnico de muitas luzes, antes do anúncio da grande vencedora da noite. E a disputa foi acirrada, cada rainha trouxe para arena uma performance com temas sociais e foram avaliadas nos quesitos desenvoltura da dança, figurino, coreografia e repertório musical. Mas o grande destaque da noite foi a tetra campeã tocantinense de juninas, que ainda não tinha levado um título no Arraiá da Capital. “Eu estou muito emocionada e muito feliz, porque a três anos consecutivos eu venho batendo na trave e neste ano veio o primeiro lugar”, relata Thayná.

E como em um arraiá não pode faltar forró, artistas regionais e Falamansa abriram a 30ª edição. O grupo de forró voltou ao Arraiá da Capital depois de quatro anos e fez o público arrastar a bota com os melhores sucessos da carreira, como Confidências, Xote da alegria e Rindo à Toa. “Estivemos aqui em 2018 e esse retorno é de muita significância. Uma festa linda, que não perde em nada para nenhum evento no país, e temos gabarito para dizer isso pois temos percorrido o país inteiro”, o vocalista Tato também afirmou que “essa é uma das festas mais bonitas do país”.

A festança também foi transmitida pela internet através do portal G1 Tocantins, do Canal do Youtube da Prefeitura de Palmas e da TV Assembleia, canal 10.2 HD. Comandada pelos veteranos o locutor Almir, palhaço batatinha e o apresentador marquinho rocha e palhaço batatinha.

Há cinco anos presidindo a organização do Arraiá, Giovani de Assis, presidente da Fundação Cultural de Palmas, lembrou que em 2020 e 2021 a festa precisou ser em formato virtual. “Mas neste ano Deus nos abençoou, e a pandemia está mais controlada e o sentimento é de vitória. Voltamos ao Arraiá em seu formato presencial. De hoje até domingo viveremos cinco noites de muita energia, alegria e emoção”, complementou Giovani.

Confira a lista das vencedoras

1ª colocada - Thayná Balduino, da quadrilha Arrasta Pé do Liberdade

2ª colocada - Milena Rodrigues, da junina Pizada da Butina, que recebeu a faixa de 1ª princesa

3ª colocada - Ana Paula do Santos, da junina São João das Palmas, que recebeu a faixa de 2ª princesa.

Arraiá da Capital

Tradição que iniciou em 1993, o Arraiá da Capital é realizado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto). O evento tem como atração principal o concurso de quadrilhas, em que as juninas da Capital disputam entre si, além de shows musicais, Coreto do Forró e praça de alimentação com comidas típicas da época. A programação acontece de 22 a 26, além do ensaio geral marcado para o dia 21, e a apuração que ocorre no dia 27 de junho.

Programação Completa

Quinta-feira, 23

19h – Coreto do Forró

20h – São João vem de berço e Grupo de Acesso

23h – Dorivan Théo Santana

Sexta-feira, 24

19h – Coreto do Forró

20h – São João vem de berço e Grupo de Acesso

23h - Núbia Dourado com participação especial Karolline do Cerrado e Polly Alves

Sábado, 25

19h – Coreto do Forró

20h – Grupo Especial

23h - Trio Bacana e Cleyton Farias e Forró da Espora

Domingo, 26

19h – Coreto do Forró

20h – Grupo Especial

23h - Companhia do Calypso