Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Matheus Alcântara

Aconteceu nessa quinta-feira 14, na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços uma reunião técnica com o representante da APEX Brasil na Região Norte, Essio Lanfredi Neto. Na oportunidade foi realizado o lançamento do Projeto “Tocantins Pelo Mundo”, uma parceria da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) , tendo como interveniente a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

 Apresentado pelos professores da UFT, Ítalo Beltrão, coordenador do projeto, e Jan Marcel, responsável pela parte técnica, o Projeto “Tocantins Pelo Mundo” tem como foco a capacitação de pequenas e médias empresas tocantinenses que atuam com a exportação de seus produtos e serviços. A iniciativa visa aumentar o leque de ações de fomento à exportação, atuando em fina sintonia com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e Rota Global, conduzidos no Tocantins, pela APEX Brasil e Fapto, e pela Fieto, respectivamente.

De acordo com o professor Jan Marcel, o projeto tem como objetivo principal conduzir ações práticas voltadas às demandas identificadas, conduzindo as empresas ao aperfeiçoamento dos últimos passos do caminho para a exportação no Tocantins. "Estaremos superando os principais gargalos, preparando essas empresas para participar de rodadas de negócios e feiras internacionais e capacitando-as para montar uma narrativa comercial", afirmou o professor.

Na ocasião, o coordenador do projeto, prof. Ítalo Beltrão, falou sobre a expectativa da Fapto e da UFT em resolver alguns gargalos que foram identificados na execução da primeira edição do projeto, no qual 20% das empresas cadastradas conseguiram exportar. Segundo Beltrão, essa taxa foi considerada alta tendo em vista os entraves encontrados na reta final do projeto e, para essa segunda edição, a meta é alcançar um crescimento de 20% nesse indicador, além de diversificar o valor agregado para pequenas e médias empresas que estejam aptas a exportar.

"É um passo pequeno que contribui para um objetivo mais amplo e, a longo prazo, irá diversificar e aumentar o volume de produtos tocantinenses no mercado internacional", ressaltou Beltrão.

Para a gerente de Desenvolvimento de Exportação da Sics, Andréa Murakami, o projeto Tocantins pelo Mundo ampliará as formas de acompanhamento e apoio ao setor. "O projeto fará com que a gente tenha braços para alcançar os empresários que desejam entrar para o mundo da exportação, conseguindo atingir uma área de trabalho com os empresários que a secretaria ainda não estava trabalhando. A expectativa é de que esse projeto traga inúmeros benefícios para a classe empresarial tocantinense", destacou a gerente.

Representando o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, a secretária executiva Geanny Pinheiro, afirmou que o Projeto "Tocantins pelo Mundo", faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços - PICS, e sua execução irá contribuir para o desenvolvimento da maturidade dos empresários tocantinenses.

"Nossa equipe está sempre de portas abertas para apoiar os empreendedores na expansão de novos mercados, e o desenvolvimento da maturidade empresarial para a exportação é essencial para o alcance de novas oportunidades comerciais", disse a gestora.