Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Mary Sônia Matos é advogada, escritora, pesquisadora brasileira, ativista cultural e militante de entidades sociais e de classe

Mary Sônia Matos é advogada, escritora, pesquisadora brasileira, ativista cultural e militante de entidades sociais e de classe Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Mary Sônia Matos é advogada, escritora, pesquisadora brasileira, ativista cultural e militante de entidades sociais e de classe Mary Sônia Matos é advogada, escritora, pesquisadora brasileira, ativista cultural e militante de entidades sociais e de classe

A Mostra fotográfica ‘Palmenses – Em Frente, a Nossa História’, será exposta nesta segunda-feira, 1º de agosto. A Conselheira Deliberativa da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJTO) Mary Sônia Matos Valadares será uma das homenageadas. A mostra consiste em painéis contendo fotos em preto e branco de pessoas que são reconhecidas por sua atuação profissional na construção da Capital tocantinense. As imagens são uma produção artística exclusiva do fotógrafo Edu Fortes.

Essa é uma oportunidade de conhecer os pioneiros e pioneiras de Palmas com a visão de fragmentos de memórias de pessoas que vivenciaram e acreditaram na construção e desenvolvimento desse novo alvorecer.

Também faz parte da exposição, uma sequência de imagens que traduzem as características socioculturais da Capital.

"A nossa Conselheira fez e ainda faz muito por esse Estado, é uma homenagem merecida. A Mary Sônia é uma grande advogada, que participou ativamente da construção do Tocantins", ressalta a presidenta da ABMCJ-TO, Elaine Noleto.

“Esta exposição é a celebração das muitas faces de um sonho coletivo, lembrando que afinal aqui, somos todos palmenses”, diz o curador da mostra, o arquiteto José Eduardo Rodrigues.

A mostra ‘Palmenses – Em Frente, a Nossa História’ ficará no Museu Histórico Palacinho até o dia 31 de janeiro de 2023, sendo aberta oficialmente nesta segunda-feira, 1º de agosto e a partir do dia 2 para a visitação do público em geral.

Biografia

Mary Sônia Matos Valadares é advogada, escritora, pesquisadora brasileira, ativista cultural e militante de entidades sociais e de classe. Exerceu a advocacia, como a primeira advogada do extremo Norte do então Estado de Goiás, Sul do Maranhão, depois exerceu o ofício em Goiânia-GO e posteriormente em Palmas – TO.

Sempre esteve ligada aos movimentos pela luta separatista do Norte de Goiás, para a criação do Estado do Tocantins. Participou fervorosamente da CONORTE – Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano, da qual foi Secretária Geral. Foi idealizadora e fundadora da UT– União Tocantinense – na histórica cidade de Pedro Afonso, instituição que reforçou o Comitê Pró-Tocantins, do qual participou ativamente.

Foi Presidenta do Conselho Municipal de Cultura de Palmas, por dois mandatos, eleita representante da Câmara de Literatura do Conselho Estadual de Cultura do estado do Tocantins.

Presidiu, em três mandatos, a Academia Tocantinense de Letras, tendo sido desta entidade a 1ª Secretária e Oradora da Diretoria Executiva.  Foi vice-presidenta da ABMCJ- Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Comissão do Tocantins, sendo cofundadora da instituição que foi instalada no dia 27 de setembro de 1989, permanecendo como vice-presidenta entre 1990/1994. Atualmente é Conselheira Deliberativa da ABMCJ/TO para o triênio 2020/2022 e Presidenta da Comissão de Resgate da Memória da ABMCJ/TO.