Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (22), a Claro lança o 5G+ em Palmas, inaugurando mais uma etapa da nova era de transformação digital no Brasil. A operadora informou que já estava com a estrutura pronta e ativou a rede 5G imediatamente após a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi. 

De acordo com a Claro, a adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip. E, para o cliente que quiser ampliar a franquia de dados, a Claro também acaba de lançar seu novo portfólio de planos Pós-Pago. Completa e de simples entendimento, a novidade conta com mais internet para navegar no 5G+.

Na capital, a Claro está utilizando a faixa de 3,5 GHz (Banda C). E, inicialmente, o sinal já irradiará em regiões do Plano Diretor Norte e do Plano Diretor Sul. A mancha de cobertura estará disponível no site da Claro (www.claro.com.br/5G). A operadora reforça que essa é apenas a fase inicial e que continuará expandindo sua rede de 5G+ e chegará gradativamente a outras áreas de Palmas e do Brasil. 

O 5G é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o 5G vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.

Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com o novo 5G+. A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+. E, por oferecer opções desde o lançamento 5G DSS, a operadora já possui cerca de 2,6 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede. A Claro ainda incentiva os fornecedores do setor a produzirem telefones com valores mais acessíveis, colaborando fortemente para democratização e aceleração da adoção do 5G para os usuários, seja através de disponibilização de aparelhos exclusivos ou na maior oferta de produtos.

Hoje, a Claro já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G+ em seu portfólio. Aproveitando a potencialidade da rede 5G+, a Claro está trabalhando com parceiros para desenvolver capacitações de desenvolvimento de aplicações no metaverso, com uso de óculos de realidade aumentada e virtual. Também comercializará equipamentos como o novo laptop da Lenovo, que já vem pronto para receber um chip 5G+ da operadora.

TIM

A TIM ativa também nesta segunda-feira (22/8) a primeira rede 5G Standalone de Palmas/TO o chamado 5G puro. A tecnologia estará presente inicialmente em 7 bairros da capital: Arno, Arse, Arso, Jardim Paulista, Setor Irmã Dulce, Setor Morada do Sol e Taquaralto.

A cidade está entre as dez primeiras do país a receber a tecnologia, sendo a primeira capital da região Norte a ser contemplada. Pelo cronograma da Anatel, o 5G será implementado em todo o Brasil até o final de 2029, começando pelas 27 capitais e seguindo para as cidades do interior.

O cliente final poderá conhecer todo o potencial da rede 5G da TIM de forma automática, sem precisar trocar seu TIMChip: basta apenas ter um smartphone compatível com a tecnologia. Quem ainda não tem um modelo 5G consegue aproveitar os descontos vigentes nos canais de vendas da operadora, que alcançam valores de R$ 3.500 em aparelhos de ponta.

Os clientes pós-pagos da TIM contarão ainda com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, que estará disponível em breve. Quem aderir à oferta em até três meses depois do seu lançamento terá gratuidade no uso do pacote por 12 meses. Esse booster 5G oferece ainda navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports. O pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V, além de realidade aumentada e realidade virtual.

De acordo com a TIM, o lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da TIM de incluir digitalmente todos os brasileiros e seu propósito de se tornar a operadora mais querida do país. A companhia vem trabalhando pela implementação do 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e a realização de pilotos em todo o Brasil. Também foi a única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone no Brasil, permitindo que o país se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial.

Além do investimento na rede 5G em Palmas, a TIM aumentou em 157% o sinal 4G na capital desde a aquisição da OI. A empresa também amplia sua presença no interior de Tocantins. No mês de agosto, a operadora inaugura três novas lojas no estado. As novas unidades da TIM estão em Gurupi, Porto Nacional e Guaraí, municípios que foram incorporados pela operadora após a venda da Oi Móvel. A expectativa da TIM é abrir mais 11 lojas no estado até o final do ano.

No Tocantins, a TIM possui quase 500 mil clientes e está presente em 72 municípios com o 4G – a mais moderna tecnologia móvel antes do 5G –, considerando cidades incorporadas pela Oi Móvel, atendendo cerca de 77% da população urbana do estado. Atualmente, a TIM é a operadora com maior cobertura 4G do país. (Com informações Claro e TIM)