Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com um grande fluxo de turistas na Temporada de Praia de Pedro Afonso (2022), o impacto foi positivo nos setores de serviços e comércio. A boa notícia foi confirmada pelos comerciantes pedroafonsinos.

Para o empresário Márcio Antônio Sábio, proprietário de um supermercado, seu empreendimento apresentou crescimento no mês de julho. “Foi positiva a Temporada de Praia de Pedro Afonso, pois tivemos um aumento de 40% nas vendas. O turista traz dinheiro, ele vem para descansar e deixa recursos e renda em nossa cidade", aprova o comerciante.

O prefeito de Pedro Afonso e presidente do Consórcio Delta Tocantins que representa municípios tocantinenses, Joaquim Pinheiro, recebeu a notícia de aquecimento da economia com otimismo e sensação de missão cumprida. “Realizar uma temporada de praia, depois de dois anos de pandemia, e ainda gerar o fortalecimento da economia, oportunidades e renda para as pessoas, nos dá tranquilidade que o objetivo de movimentar a economia foi alcançado”, afirma o chefe do Poder Executivo Municipal.

O clima é de otimismo não somente para os comerciantes. Os turistas vieram de outros estados, cidades vizinhas e colaboraram fazendo a economia girar com o grande movimento nos comércios e serviços. “A Praia do Rio Sono 2022 foi maravilhosa, uma paisagem esplêndida e, ainda fui surpreendida com a decoração dos ambientes. Eu escolhi Pedro Afonso porque é uma praia tranquila, pela segurança, alinhada ao ambiente de água limpa e aconchegante. Parabenizo pela estrutura e toda a equipe da prefeitura que organizou os eventos”, afirma a turista Dina Nazareno.

Para o tesoureiro da Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (Acipa), Olipe Reis, tudo isso é resultado dos investimentos que a Prefeitura aplicou para uma programação ampla de eventos, contribuindo para atrair mais turistas. “Por conta disso, o volume de negócios na Temporada de Praia 2022 foi positivo, o que resultou em mais dinheiro circulando, mais empregos e mais negócios”, analisa o empresário.

Segundo os empresários, é importante a programação de eventos para ajudar a impulsionar a economia no município. “Toda a cidade ganha com isso. Nota 10 para a Prefeitura de Pedro Afonso pelos shows e demais programações. No meu comércio percebi a presença de muitas pessoas de outros estados e cidades vizinhas”, defende o comerciante Rômulo Farias.

Autônomos

Os trabalhadores autônomos também comemoram o aumento da renda familiar. É o caso do barqueiro Luiz Loseiro da Silva. Ele afirma que prestou serviços de travessia no Rio Tocantins para cerca de 7 a 8 mil pessoas durante a Temporada de Praia 2022. “Agradecer ao prefeito Dr. Joaquim Pinheiro, também as equipes da organização, pois não é fácil administrar um evento tão grande como é esse do verão em Pedro Afonso”, diz o autônomo.

Programação

Com o slogan “O verão é o mesmo, a história e a alegria são outras!”, os shows lotaram a Praça Coronel Lysias Augusto Rodrigues. A programação ganhou destaque pelas atrações nacionais como Matheus Fernandes, Babado Novo, Bell Marques, Psirico, Amado Batista, Zé Ottávio e Icaro e Gilmar.