Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após os profissionais da rede municipal de educação de Guaraí aprovarem estado de greve, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), através da regional de Guaraí, notificou a Prefeitura de Guaraí nessa segunda-feira, 22. A categoria realiza ato público em protesto nesta quarta-feira, 24, próximo a feira coberta, na Avenida Bernardo Sayão, às 17h15.

A categoria reivindica que a prefeitura pague o piso do magistério na carreira. A lei n° 632/2016, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Profissionais da Educação Básica do Município de Guaraí tem como princípio básico o piso salarial profissional, bem como a valorização do desempenho, da qualificação, do tempo de serviço e conhecimento, pressupondo a remuneração condigna dos servidores.

Outra pauta reivindicada é a reestruturação do PCCR da categoria, que apesar de ter um projeto em andamento ainda não foi votado na Câmara Municipal.

“A insatisfação dos profissionais do magistério municipal se dá pelo descaso da gestão municipal em não valorizar os profissionais da educação efetivos do quadro da educação e conceder o pagamento do piso para os profissionais em regime de contrato”, disse a presidenta do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos.

De acordo com o Sintet, os professores da rede municipal de ensino de Guaraí não recebem salário correspondente ao piso no início da carreira, e aguardam a aprovação do novo PCCR.