Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em mais uma ação do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, a população que pertence à 6ª Zona Eleitoral do Tocantins - Guaraí, Tabocão e Tupiratins - participou, nesta quinta-feira, 25, de um bate-papo sobre o processo eleitoral e a segurança do sistema eletrônico de votação.

Sediando o evento, o juiz eleitoral da 6ª ZE, Fábio Gonzaga, deu início ao bate-papo se colocando à disposição da população e reforçando a disponibilidade da Justiça Eleitoral em dialogar com toda a sociedade. "A gente vive um momento conturbado, com ataques à Justiça Eleitoral, à urna eletrônica e a autoridades. Então, estamos aqui para conversar e trocar informações sobre a segurança do processo eleitoral, para que todos vejam que o sistema é seguro e transparente; e que a gente possa ter uma eleição tranquila no mês de outubro", disse.

Participando da ação, a presidente da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil, ressaltou os esforços da Justiça Eleitoral em levar informação à população para combater os conteúdos falsos ou manipulados que circulam nas redes sociais. "A desinformação se combate com informação e a Justiça Eleitoral não apenas está percorrendo todo o estado com essa ação, como também disponibilizou ao cidadão ferramentas de checagem para que todas as dúvidas sejam sanadas e que o compartilhamento de fake news (notícias falsas) seja reduzido", disse. Para checar qualquer tipo de informação à respeito do processo eleitoral e do sistema eletrônico de votação, basta entrar em contato com o TRE-TO pelo WhatsApp.

Participaram do evento representantes de órgãos e instituições dos três municípios que fazem parte da Zona Eleitoral, como o promotor de Justiça, Fernando Soares, o prefeito e vice-prefeito de Tabocão, Wagner Farias e Marcondes Siqueira, respectivamente; o secretário de Administração de Tupiratins, Irapuan Morais; a secretária de Assistência Social de Tabocão, Rosileia Farias; a assessora jurídica da Câmara Municipal de Tabocão, Jessyka Figueiredo; a presidente da Subseção da OAB em Guaraí, Loyanna Caroline Vieira; capitão Jesus Barbosa e sargento Franco Pires, do 4º Batalhão da PM em Guaraí; presidentes de partidos; representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Adapec; servidores públicos e servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral. Em Guaraí a ação também foi acompanhada pela magistrada Luciana Aglantzakis, juíza eleitoral da 23ª ZE de Pedro Afonso.

"Eu já tinha conhecimento da segurança da urna eletrônica, mas diante dessa palestra, que foi espetacular, nós podemos observar que é 100% segura", avaliou a presidente da Subseção da OAB em Guaraí, Loyanna Caroline Vieira.