Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heloina Oliveira

Foto: Heloina Oliveira

Durante os dois dias de shows em comemoração ao aniversário de 138 anos de Dianópolis, a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Laboratório Municipal Dr. Alexandre Leal Costa, em conjunto, realizarão uma ação inédita: mobilização para doação de sangue. 

A ação é articulada pela biomédica do Laboratório, Ariane Cavalcante, que realizou o mapeamento de prováveis doadores na cidade e explica como irá funcionar. “A primeira etapa será de selecionar possíveis interessados em doar, com a realização de um cadastro e apoio do Hemocentro, estes prováveis doadores passarão por triagem. Os selecionados farão a doação diretamente no Hemocentro de Porto Nacional”, explica. 

Ainda segundo a biomédica, a ideia da ação parte da importância da conscientização desta importante causa, inédita na cidade. “Acredito que temos que trabalhar com educação para tirar o estigma social acerca da doação, pois é um gesto de amor e que salva vidas. Além disso, oportunizar um aumento no estoque de sangue, que está cada vez mais baixo”, lembra. 

O prefeito José Salomão destaca a importância da campanha e vibra “de suma relevância essa integração e espero que a sociedade dianopolina, que se enquadre nos requisitos para a doação, corresponda a altura”, disse. 

O secretário da Semus, Israel Leite Furtado, parabenizou a equipe do Laboratório pela sensibilidade. “Essa ação vai ao encontro das políticas que buscamos implementar: uma gestão humanizada, voltada a oferecer educação em saúde, por meio das nossas ferramentas. Isso é salutar”, afirmou. 

Como vai funcionar?

Durante os dois dias de festas, será montado um estande para realização de cadastro - um informativo com os requisitos para ser um doador ou doadora. Após isso, a pessoa interessada passará por uma triagem mais detalhada, na qual saberá se está apta ou não para doação. Posteriormente, a pessoa apta a doar, será levada gratuitamente, até o Hemocentro de Porto Nacional para coleta.