Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A educação escolar possui um papel insubstituível como provedora de conhecimentos básicos e habilidades cognitivas e operativas necessárias para a participação na vida social. Os jovens, em sua maioria, percebem durante a vida estudantil a importância da ciência, uma construção humana coletiva da qual participam a imaginação, a intuição e a emoção. Neste contexto, os estudantes Matheus Dourado de Azevedo e Maria Eduarda Almeida, ambos de 17 anos, matriculados no Instituto Presbiteriano Araguaia, de Gurupi, foram selecionados para participarem da 35ª Jornada de Foguetes, a Mostra Brasileira de Foguetes com garrafas PET (MOBFOG 2022), no Rio de Janeiro.

O evento ocorrerá no período de 5 a 9 de dezembro de 2022, no Hotel Fazenda Ribeirão, BR 393 (Rodovia Lúcio Meira), km 247, Barra do Piraí, Rio de Janeiro (RJ).

“A mostra é o momento de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, de aprofundar os conhecimentos de Física, Química, Matemática, Engenharia e outras áreas afins, e de compreender como é feita a construção da Ciência, além de estimular o protagonismo de nossos alunos. Creio que os objetivos foram alcançados e esperamos que no próximo ano mais alunos tenham interesse em participar do evento”, destacou o professor de Física, Marcus Vinícius Alves Barros, responsável por inscrever e orientar os participantes.

Os estudantes contam um pouco como foram suas trajetórias desde a inscrição, confecção do foguete, execução de testes e lançamento oficial. “Em 27 de abril nossa dupla se inscreveu para participar da olimpíada e começou a pesquisa de quais materiais seriam necessários, com ajuda de vídeos da internet e análise do regulamento, depois montamos alguns foguetes e já partimos para os testes. A partir deste momento, nos encontrávamos, sempre que podíamos principalmente nos finais de semana para treinar a melhor forma de lançamento, analisando sempre a distância atingida de cada modelo, cada um com diferentes quantidades de vinagre e bicarbonato, às vezes até diferentes estruturas externas e peso, sempre fazendo ajustes”, lembra Maria Eduarda Almeida.

Matheus Dourado de Azevedo reforça que o compromisso e a constância foram fundamentais para o resultado. “No dia do lançamento, utilizamos nosso melhor protótipo, um modelo com 500 ml de vinagre e quatro colheres de bicarbonato, tinha centro de massa bem-posicionado e peso relativamente leve com a base posicionada a um ângulo de 45 graus. Nosso foguete alcançou 166 metros de distância, o que nos trouxe medalha de ouro, mas essa nem foi a maior distância percorrida por esse projeto, pois agora ele vai ser o responsável por alcançarmos quase 2.000 km até o Rio de Janeiro, onde participaremos do evento Jornada Nacional de Foguetes”.

A experiência

Os estudantes foram classificados devido ao resultado obtido no lançamento de foguetes de garrafas pet na etapa estadual do MOFBOG 2022, sendo contemplados com medalhas de ouro após atingirem a marca de 166 metros de alcance horizontal. O lançamento oficial foi realizado no dia 28 de maio de 2022, no estádio Gilberto Resende Rocha (Resendão), supervisionado pela equipe de professores e colaboradores do Instituto Presbiteriano Araguaia, em Gurupi.

Os foguetes possuem três partes: ponta (ou coifa, com formato aerodinâmico, que pode ser pontiaguda, tipo cone), corpo (parte central do foguete) e empenas (ou aletas, que garantem a estabilidade). O desafio da construção é encontrar o centro de gravidade, que é o ponto de equilíbrio do foguete, e o centro de pressão, cujo melhor posicionamento garante maior velocidade. Os foguetes foram construídos pelos próprios alunos, usando vinagre e bicarbonato como combustível.