Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião produtiva com representantes de federações esportivas e de paradesporto do Tocantins nessa segunda-feira, 29, a senadora Kátia, candidata à reeleição, atendeu pedido das entidades e se comprometeu em auxiliar anualmente o esporte tocantinense através de emendas. O foco maior da proposta está nos jovens, que participam dos Jogos Escolares e dos Jogos Universitários. Kátia também se comprometeu em auxiliar as Olimpíadas das Apaes.

“Nós vamos fazer uma parceria muito longa, levando recursos de emendas parlamentares para que a gente possa espalhar em todo o Estado aquela vontade de fazer esporte. Estimular os jovens, meninos e meninas, a ocuparem o tempo com aquilo que faz bem à saúde e a mente”, disse Kátia.

Durante o encontro, promovido pelo ex-secretário Estadual do Esporte, Ricardo Abalém, Kátia ressaltou que no seu projeto de “cuidar de gente” e fazer um mandato voltado para as pessoas, uma das preocupações é atender aos jovens.

Kátia pretende criar o Força Jovem, programa inspirado no já bem-sucedido Força Mulher – parceria com o Sebrae – onde os jovens terão capacitação profissional e já sairão com um kit de trabalho para conseguir começar a gerar sua própria renda. 

Segundo Abalém, as entidades esportivas ficaram muito felizes com a iniciativa da senadora. “Esta sinalização demonstra o entendimento sobre o esporte ser tratado como política pública. As emendas serão a garantia para a realização desses eventos com qualidade técnica e melhorias que os nossos jovens merecem”, disse.

Os recursos vindos de Brasília através de emendas da senadora servirão para a continuidade dos Jogos Universitários, promovidos pela Federação de Desporto Universitário, para os Jogos Escolares, através da Federação Tocantinense de Desporto, para as tradicionais Olimpíadas das Apaes, para o paradesporto através do Instituto Reviver e para as federações esportivas no Estado. 

A presidente da Federação de Badminton e Paradesporto, professora Silvia Deusa, ressaltou que hoje no Tocantins há atletas que já tem marcas para concorrer mundialmente, porém, estão muito desassistidos.

“Também não temos ainda um incentivo de lei para os paratletas. Você vê no olhar deles a importância daquilo. É algo que deve ser levado como um programa de saúde pública”, defende.

Para o presidente da Federação Tocantinense do Desporto, Lécio Cláudio de Oliveira Guimarães, a parceria com a senadora será um divisor de águas para o desenvolvimento do desporto escolar no Estado.

“Com os recursos destinados poderemos melhorar nossos eventos e principalmente capacitar nossos professores e técnicos, para a partir daí, termos o crescimento das diversas modalidades esportivas escolares”, comemorou.

Conversa com líderes em Palmas

Ainda em Palmas, Kátia participou de um encontro na Associação de Moradores do Aureny I, ao lado do deputado estadual e candidato à reeleição Valdemar Júnior. Kátia prestou contas de tudo que já investiu em Palmas, através de emendas, e apresentou os projetos que tem para a Capital nos próximos oito anos. A parlamentar tem visitado todos os setores da cidade, ouvindo atentamente as principais demandas para cada região.