Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O time de futsal feminino, composto por 12 estudantes-atletas e um técnico, do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para participar do International School Sport Federation ISF World School Futsal Championship (ISF WSC Futsal) 2023, que ocorrerá na Sérvia, no continente Europeu, entre os dias 8 e 17 de outubro.

No Campeonato Brasileiro Escolar, realizado em Palmas, no mês de abril de 2023, pela Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE) e CBDE, o colégio Guilherme dourado ficou na 5ª colocação geral da competição, isso o credenciou para esse convite.

A atleta Evelyn Pereira dos Reis fala de sua emoção em ter sido convocada. “Saber que vamos participar de um campeonato internacional me deixa bastante emocionada, estamos realizando o nosso sonho. Depois de muito tempo batalhando, a oportunidade apareceu. Estou bastante feliz e empolgada. Estamos treinando muito, e a expectativa é que possamos voltar com a medalha para o nosso Tocantins”, frisou.

O técnico treinador da equipe, Paulo Sérgio Benedito, Paulão, ressalta a importância do apoio da Secretaria de Estado da Educação. “O suporte dado às estudantes-atletas, pela Educação, tanto na modalidade futsal, como na modalidade de futebol de campo, ajuda no desenvolvimento delas”, pontuou.

O presidente da Federação Tocantinense do Desporto Escolar, Lécio Cláudio de Oliveira Guimarães, comenta sobre a convocação da equipe. “A conquista da vaga é resultado de empenho e desenvolvimento técnico nessa modalidade esportiva. Como há um trabalho forte no Estado tanto no futsal masculino como no feminino, conseguimos ficar entre os oito classificados nacionalmente, o que resultou na convocação”, destacou.

O diretor do Colégio Guilherme Dourado, Mariano Soares da Costa, que é desportista, conta que está articulando para que o time participe do campeonato. “Estamos agilizando a documentação necessária para poder enviar o time para a Sérvia. É um desejo nosso que as atletas consigam realizar essa viagem”, pontuou.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, comenta as vantagens de participação em um campeonato internacional. “Nossas alunas terão a oportunidade de interagir com atletas de diferentes culturas e nacionalidades. Essa diversidade cria um ambiente propício para a compreensão e o respeito às diferenças, fortalecendo a formação de cidadãos globais”, finalizou.

Campeonato Mundial na Sérvia

Dentre os objetivos do evento destacam-se a promoção do conhecimento dos estudantes-atletas em relação a temas como estilo de vida saudável, respeito, inclusão, fair play, dentre outros. A delegação brasileira referente ao ISF WSC Futsal 2023 será composta por times dos gêneros masculino e feminino.

O trabalho com o esporte contribui para o desenvolvimento do ser humano em muitas dimensões, dentre elas, a inclusão. As ações do Colégio Guilherme Dourado sempre foram de apoiar os estudantes de maneira geral. O Tocantins já sediou um campeonato nacional de futsal feminino, isso foi importante para a convocação do Estado nessa competição internacional. Há duas equipes brasileiras que vão participar do campeonato internacional.