Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Diretoria Regional de Educação de Palmas (DRE) está promovendo o II Intercâmbio Cultural Pedagógico, com os diretores escolares, no Portal do Jalapão, na cidade de Lagoa do Tocantins. O tema norteador do evento é liderança servidora e o objetivo é promover o estudo e a reflexão da liderança escolar como forma de direcionar um novo olhar para o trabalho realizado nas escolas. O intercâmbio começou no domingo à noite e termina nesta terça-feira, 30.

A diretora regional Maristélia Alves explicou que o encontro está sendo fundamental porque desperta nas pessoas novas habilidades. “Ser um líder na escola é expressar confiança, é ser exemplo para os colegas, é saber acolher, é olhar o outro com compreensão. A ideia é que os diretores escolares compartilhem essas aprendizagens com os professores e servidores da escola, que todos tenham uma visão de trabalho voltada para o estudante”, frisou.

O secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, esteve no evento e comentou sobre a importância do momento. “Nessa interação entre os gestores escolares, uma prática boa realizada numa escola poderá ser levada para outra instituição de ensino e essa troca de conhecimentos sobre práticas de sucesso ou desafios ajuda a elevar a qualidade dos serviços oferecidos na escola”, afirmou Edinho. Ele também citou as conquistas e realizações que a educação vem alcançando nos últimos meses, como o pagamento de passivos para os servidores da educação, as obras de reformas e melhoramentos que estão sendo realizadas em diversas unidades escolares, e outros projetos que visam melhorar os ambientes de aprendizagens.

O diretor Daniel Cerqueira Sales, da Escola Estadual Imaculada Conceição, localizada no Povoado Mansinha, em Rio do Sono, destacou a oportunidade que ele teve de participar do intercâmbio pedagógico. “Como resido distante de Palmas nem sempre consigo participar das reuniões promovidas pela DRE, por isso, estou gostando muito de estar aqui, ouvindo experiências e podendo falar do trabalho que realizamos. E essa convivência de dois dias, fora do ambiente escolar está sendo muito importante para nós”, ressaltou.

A diretora Cleidiane Pinto de Oliveira, da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, falou da alegria em receber os demais diretores escolares em sua cidade. “Está sendo importante para eles conhecerem a nossa realidade e essa interação trará muitos frutos para o nosso trabalho”, comentou.

A diretora do Centro de Ensino Médio Tiradentes, Lucilene da Silva Carneiro, também ressaltou às aprendizagens. “Está sendo um momento enriquecedor com a partilha de vivências e dessa forma realizamos um trabalho mais unificado”, descreveu.