Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O primeiro ano de trabalho entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Prefeitura de Lajeado foi celebrado na manhã da última sexta-feira, 2, no município, com a entrega da placa de parceria. Até o momento, um balanço anual realizado pelo UniCatólica revelou que 19 projetos já foram concluídos e estão beneficiando diretamente cerca de 3 mil habitantes da cidade. A próxima execução é a requalificação urbana da Praia do Segredo.

Entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2022, os dados mostram que a elaboração dos projetos e realização das ações contaram com a participação de cerca de 165 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária e Zootecnia e resultaram em mais de nove mil horas trabalhadas.

Na celebração estiveram presentes o reitor do UniCatólica, professor doutor Gillianno Mazzetto, a pró-reitora acadêmica, professora mestra Mariana Lacerda Barboza, e a coordenadora do Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis (LabSIS), professora doutora Ila Mello Cardoso, que foram recepcionados pelo prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, pela secretária de Educação, Luiza Brasileiro, pela secretária de meio ambiente e turismo, Lenizia Gomes, e pelo secretário de Assistência Social de Lajeado, Levi Lopes Gomes.

Em sua fala, o reitor do UniCatólica, Gillianno Mazzetto destacou os benefícios que vêm sendo gerados à comunidade acadêmica e à externa. “Estamos muito felizes por completar esse primeiro ano de trabalho efetivo junto à comunidade de Lajeado. São 19 projetos já executados com mais de nove mil horas cumpridas por nossos acadêmicos e docentes e o que isso tem produzido? Sensibilidade social, projetos implementados e ciência aplicada. Acredito que os estudantes do UniCatólica estão descobrindo que aquilo que é aplicado na formação universitária faz sentido na vida deles e quando é aplicado na comunidade. É para isso que nós existimos!”, ponderou Gillianno.

Para o prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, a parceria é forte e tem contribuído, de forma efetiva, para o desempenho das ações. “Estamos fazendo o aproveitamento de todo o trabalho que é desenvolvido, por meio dos acadêmicos e professores do UniCatólica, para inserir no nosso plano de metas e temos alcançado resultados importantíssimos, tanto no aspecto da saúde, no desenvolvimento do turismo e do plano urbanístico de Lajeado, na preparação dos pequenos empreendedores no processo de educação financeira e muitas outras ações que foram realizadas cujo resultados são evidentes e tem contribuído muito para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito agradecendo o apoio do UniCatólica.

Durante a visita, os gestores também conheceram a Escola Municipal Sebastião Sales Monteiro, a maior do município, para avaliar a possibilidade da implantação de um projeto futuro.

Os projetos

Entre os projetos elaborados e ações estão: plano de recuperação de área degradada – Encerramento do lixão municipal de Lajeado, a recuperação da área de unidade de triagem e compostagem do município, proposta revitalização da Praia do Segredo com cobertura e pintura do estacionamento e restaurante, proposta de paisagismo no Balneário Ilha Verde, projeto para o píer do Segredo, formação técnica sobre empreendedorismo para comerciantes e produtores rurais locais, ações de coleta de sangue e castrações de cães da cidade, capacitação de piscicultores do Parque Aquícola, elaboração de projeto elétrico para iluminação pública, entre outros.