Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A candidata ao Senado Professora Dorinha (UB) e o governador Wanderlei Barbosa reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 5, com representantes da Polícia Civil do Tocantins e receberam o apoio da categoria à eleição de outubro.

Num dos encontros, Dorinha e Wanderlei conversaram com dezenas de delegados de polícia, que se reuniram para ouvir as propostas dos candidatos e apresentar as demandas da classe. “Nossa reunião foi de suma importância para reforçamos ao governador e a Professora Dorinha nossas demandas. Sabemos que tudo que discutimos aqui será colocado em prática", concluiu o presidente do Sindicato dos delegados da Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), Bruno Azevedo.

Noutra reunião, mais de 300 policiais civis e seus representantes das Polícias Científica e Polícia Civil declaram apoio a reeleição do governador Wanderlei e à eleição de Dorinha ao Senado.

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol), Suzi Silva, falou que a categoria precisa de atenção. “Acredito na palavra e no compromisso do governador Wanderlei Barbosa e da Professora Dorinha”, afirmou Suzi.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins, Sílvio Jaca, também destacou o trabalho realizado por Wanderlei e Dorinha e reforçou a necessidade de diálogo com a classe para seguir com o esforço que ambos têm feito para melhorar as condições de trabalho de toda categoria.

Dorinha lembrou do esforço concentrado que ela e o deputado federal Carlos Gaguim fizeram para garantir mais de R$ 60 milhões em emendas de bancada para a segurança pública do Estado. O recurso visa atender um pedido das polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. Há o projeto da Associação dos Agentes de Polícia do Estado do Tocantins (Agepol) e a Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro Oeste e Norte (Feipol CO/NO) para a construção da “Cidade da Polícia Civil” do Tocantins, em Palmas.

A proposta integra todos os serviços prestados pelas 16 delegacias especializadas de Palmas, além da Central de Flagrantes, 1º Distrito Policial de Palmas, modernizando as instalações e proporcionando aos policiais um ambiente mais adequado ao trabalho da categoria e melhor atendimento à população. Está prevista também a construção do Instituto de Genética Forense, que visa modernizar a estrutura da perícia-médica e agilizar os laudos periciais.

“Tenho o compromisso que é o da construção da “Cidade da Polícia”. No Senado terei condições de concretizar esse projeto tão importante para toda a população”, reforçou Dorinha.

Dorinha também fez o esforço para a liberação de emenda para a aquisição do sistema ABIS, que é um software que torna a execução de atividades dos examinadores forenses muito mais célere devido as soluções multibiométricas. “O recurso para a aquisição do sistema já está na conta do Estado e tenho o compromisso do secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, que ainda este ano deverá concluir o processo de compra, que vai deixar o serviço da Polícia Civil ainda mais eficiente”, disse Dorinha.