Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faltando 14 dias para o fim do prazo da campanha de vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal, que teve início no dia 1º de agosto e encerrará no próximo dia 30, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que já foram vacinados mais de 70% dos animais da Ilha que estão distribuídos em aproximadamente 290 retiros.

De acordo com o responsável técnico do Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa (PEEFA), João Eduardo Pires, o cronograma de vacinação na Ilha segue normalmente, conforme o planejamento estratégico elaborado com as seis equipes técnicas da Agência que atuam em campo. “Elaboramos uma estratégia junto com as equipes de campo que inclui a notificação dos retireiros, agendamento e vacinação dos animais,” explicou João Eduardo.

“A vacinação dos animais na Ilha do Bananal é sempre um desafio, porém contamos com uma equipe qualificada e experiente que já atua há um tempo na Ilha, e isso, aliado às condições e melhorias que oferecemos com veículos mais novos para as nossas equipes de campo possibilitará cumprir o objetivo de vacinar todos os bovídeos da Ilha,” disse o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu.

A vacinação dos animais que estão dentro do perímetro da Ilha do Bananal é feita diretamente pelos técnicos da Adapec. Já na parte oeste da Ilha, que faz divisa com o estado do Mato Grosso, a vacinação é feita pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).