Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos

A Polícia Militar, através de seus comandantes de Unidades da Capital e do Interior, reuniu-se com representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) na manhã desta sexta-feira, 16, para discutir o planejamento operacional a ser desenvolvido durante as eleições 2022 que acontecerão no próximo dia 2 de outubro. 

A atuação da Polícia Militar na proteção dos locais de votação, para garantir a segurança dos envolvidos no pleito, e a estratégia traçada para a realização do policiamento ordinário foram as pautas principais da reunião que aconteceu na sede do Tribunal Eleitoral do Tocantins.

A Polícia Militar vai implementar o policiamento de caráter preventivo/ostensivo nos 139 municípios e a operação contará com auxílio do efetivo militar e de alunos praças, que atuarão durante as eleições para garantir a ordem pública e a paz social no decorrer de todo o pleito. 

Para o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, essa reunião serviu para alinhar o plano que vai ser aplicado. “A Polícia Militar irá trabalhar para que os dias de votação sejam seguros e esse encontro de hoje serviu para deixar claro, todo o plano de policiamento que vamos aplicar durante as eleições, bem como atuar na prevenção de eventuais problemas”, declarou o coronel.  

Durante o encontro, também ocorreram palestras sobre o processo eleitoral brasileiro, os crimes eleitorais e outros aspectos como fakenews e desinformação. Utilização de aparelhos eletrônicos e armas nos locais de votação também foram discutidos. Além dos comandantes de unidades da PMTO, participaram da reunião os Diretores e Chefes de Seção do Estado Maior e demais Oficiais da Capital.

Conduziram o evento o corregedor-geral do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, o presidente do Gabinete de Segurança Institucional do TRE-TO, juiz José Maria Lima, o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, a chefe da PM/3, tenente-coronel Lourdes Cristina Coelho Rodrigues e o chefe da seção de redes e segurança do TRE, José Neto Luz Carneiro.