Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Rodrigo Martins

Foto: Rodrigo Martins

Um ambiente acolhedor, calmo, seguro e bem equipado. Assim é a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Dom Orione, a primeira instalada no Tocantins. O setor, que nesta segunda-feira, 19, completa 25 anos, é responsável pela recuperação de recém-nascidos de alto risco. Com infraestrutura moderna e equipe multiprofissional especializada, a unidade proporciona um tratamento de alta qualidade para os bebês.

A UTI Neonatal do Hospital Dom Orione atende bebês prematuros, nascidos antes de nove meses de gestação, ou de baixo peso, com menos de 2,5 Kg. Eles ficam internados, recebendo tratamento intensivo até ganharem peso. Durante o período de internação, são alimentados por sonda, com o leite materno coletado e pasteurizado pela equipe do Banco de Leite Humano do hospital. Bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascerem, como dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, dentre outros, também são atendidos pela unidade.

Por ano, a UTI Neonatal do Hospital Dom Orione atende uma média de 800 bebês. Desde sua inauguração, já foram mais de 22 mil atendimentos realizados. A unidade conta com 20 leitos, sendo 18 destinados exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando usuários do Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão.

Para o diretor presidente do Hospital Dom Orione, a data é um grande marco para a instituição. “Durante esses 25 anos, muitas vidas que ainda estavam no seu início, foram salvas. Agradecemos a todos os profissionais que fazem parte dessa longa e bonita história de um atendimento que acolhe, ampara e cuida com amor não só dos bebês, mas também dos pais que acompanham seus filhos durante a internação”, destacou.

Reconhecida pelo modelo de atendimento humanizado, a UTI Neonatal incentiva o acesso dos pais no setor, para terem contato diário e constante com seu filho. Os pais recebem ainda assistência psicológica durante o período de internação do bebê.