Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Sintras

Foto: Divulgação Sintras

Profissionais da enfermagem no Tocantins aderem a mobilização nacional e paralisam suas atividades nos hospitais e unidades de saúde por 24 horas a partir desta quarta-feira (21/09). A paralisação é para garantir a implementação da Lei 14434/22, que regulamenta o piso salarial da enfermagem, e também para exigir que o Congresso Nacional e o Governo Federal garantam fontes de custeio do piso.

Por meio de comunicado, a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) informou que, de forma estratégica, adotou medidas, a partir do quantitativo que estará disponível nas escalas, para priorizar os casos de urgência e emergência no atendimento à população em suas unidades de saúde. 

A Prefeitura de Palmas posicionou respeitar a categoria e compreender o anseio dos profissionais pelo estabelecimento do piso e também que a gestão tem trabalhado na valorização de seus servidores. "E solicita aos trabalhadores da categoria que a adesão ao movimento não comprometa o atendimento na rede municipal de saúde". 

A prefeita da capital, Cinthia Ribeiro, por sua vez, diz respeitar a iniciativa da categoria e reforçou o pedido para que a paralização não comprometa os atendimentos. "Esperamos que o movimento não comprometa o atendimento de saúde pública da nossa população", afirmou, através do Twitter na manhã desta quarta-feira. 

Entidades organizadoras

No Tocantins, as entidades organizadoras são: Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras), Sindicato dos Enfermeiros do Tocantins (Seto) e Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Tocantins (Seet).

Saiba Mais: Profissionais da enfermagem do Tocantins paralisam atividades a partir dessa quarta-feira