Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

De 2000 a 2015 houve mais de 72 mil mortes no Brasil ocasionadas por doença diarreica, aponta Ministério da Saúde.

De 2000 a 2015 houve mais de 72 mil mortes no Brasil ocasionadas por doença diarreica, aponta Ministério da Saúde. Foto: Katemongostar/Freepik

Foto: Katemongostar/Freepik De 2000 a 2015 houve mais de 72 mil mortes no Brasil ocasionadas por doença diarreica, aponta Ministério da Saúde. De 2000 a 2015 houve mais de 72 mil mortes no Brasil ocasionadas por doença diarreica, aponta Ministério da Saúde.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) faz um alerta à população em relação aos sintomas e a busca de tratamento para as Doenças Diarreicas Agudas (DDA). De acordo com a área técnica, essas enfermidades podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) e precisam passar por avaliação médica para indicar o tratamento adequado. 

A coordenadora Geral da Vigilância em Saúde da Semus, Nadja de Oliveira Figueiredo de Sousa, ressalta que o tratamento das DDAs se baseiam na prevenção e na agilidade do cuidado com a desidratação dos pacientes, que varia de acordo com o quadro. Nadja reforça que em caso de sintomas graves, o usuário deve, imediatamente, procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

A área técnica da Semus também esclarece que o contágio pode ser feito de forma direta, de pessoa para pessoa ou de animais para pessoas, e também de maneira indireta, quando é consumido alimento e/ou água ou se têm contato com objetos que estejam contaminados.

Prevenção

Para se precaver de doenças diarreicas agudas, a população pode adotar algumas medidas como: melhorar a qualidade do consumo de água, lavar as mãos regularmente, principalmente após o uso do banheiro e antes de manipular alimentos, também deve-se ter higiene e cuidado com alimentação; não ingerindo comida de origem desconhecida ou de locais com condições sanitárias inadequadas. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que de 2000 a 2015 houve mais de 3,4 milhões de internações hospitalares e 72 mil mortes no Brasil ocasionadas por doenças diarreicas.

Sintomas 

Em caso de sintomas das doenças diarreicas agudas, o paciente deve procurar sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, exceto em casos de sintomas graves, como dito anteriormente, as UPAs devem ser procuradas. Os sintomas mais comuns de DDA são: 

> Desidratação

> Aumento do número de evacuações 

> Fezes aquosas ou de pouca consistência 

> Cólicas abdominais

> Dor abdominal

> Sangue ou muco nas fezes

> Náusea

> Vômitos

> Febre. (Secom Palmas)