Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Secom/TO

Foto: Divulgação Secom/TO

Foi em clima de acolhimento e alegria que a segunda parte da etapa regional dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEIT) teve início nessa quinta-feira, 22. A abertura oficial dos jogos da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema do Tocantins contou com a presença do secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Edinho Fernandes, que participou da cerimônia que ocorreu na aldeia Porteira, no município de Tocantínia.

A fase regional dos jogos também ocorre neste final de semana, dias 23, 24 e 25, na aldeia Canoanã, do município de Formoso do Araguaia, e na aldeia Fontoura, de Lagoa da Confusão. Os jogos estão previstos para encerrarem domingo, dia 25, e os vencedores participarão da etapa estadual, que ocorrerá em Palmas.

Os atletas irão competir nas modalidades de arco e flecha; corrida de 100m rasos; corrida de varinha; corrida de resistência; corrida com tora; futebol society; arremesso de lança; luta corporal; natação e cabo de guerra.

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, conta que está muito feliz em participar desse momento, que é fundamental para a importância e valorização do povo indígena. “Somos pioneiros nessa ação, os primeiros jogos indígenas estudantis do Tocantins e do Brasil, respeitando a cultura deles, trazendo modalidades esportivas do povo indígena. Na etapa estadual vamos levar os campeões para Palmas, fazer uma festa linda e mostrar para quem não faz parte da comunidade o quão bonito e importante é a cultura e a tradição do povo indígena”.

Além da tradicional cerimônia de acendimento da pira com a tocha olímpica, durante a abertura, os estudantes da Escola Estadual Indígena Sremtõwe, da aldeia Porteira, e os estudantes da Escola Estadual Indígena Wakõmakwa, da aldeia Riozinho, realizaram apresentações culturais.

O estudante Paulo Henrique Xerente, do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) disse que está com grandes expectativas para os jogos. “É muito bom poder participar, representar a minha escola e a minha etnia. Me preparei muito, treinamos com muito foco. Vou dar o melhor para tentar ganhar e ir para o estadual”, relatou o atleta, que participa da prova de atletismo de 2 mil metros.

O diretor Pedro Xerente, da Escola Estadual Indígena Sremtõwe, da aldeia Porteira, destacou a importância do evento para os povos indígenas do Tocantins. “Hoje é um dia histórico para nós aqui dessa reserva Xerente. Estou muito alegre, a comunidade toda está muito feliz por isso estar acontecendo, e será o primeiro de muitos. O Governo está tendo um olhar especial para o indígena, com uma educação de qualidade e incentivando o esporte”, pontuou.

Os estudantes classificados na fase regional participarão da etapa estadual, que será realizada em Palmas, entre os dias 20 e 23 de outubro, com premiação para os vencedores de cada categoria. (Secom/TO)

(Foto: Divulgação Secom/TO)