Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Tocantins divulgou nesta segunda-feira, 26, o Balanço da Operação Independência, realizada entre os dias 08 a 25 de setembro de 2022, em todo o Estado. A ação contou com o policiamento ostensivo e preventivo nos diversos eventos e festividades do feriado prolongado, em especial no perímetro urbano, nas entradas e saídas das cidades tocantinenses, principalmente as que fazem divisa com outros Estados brasileiros.

Com o objetivo de responder a alta demanda do feriado, devido ao aumento do tráfego nas rodovias, eventos de grande porte, festivais, bem como as comemorações à data de Independência do Brasil, a PM intensificou o policiamento ostensivo durante os 12 dias de operação, mediante escala ordinária e extraordinária.

Para a efetividade da operação foi levado em consideração os mapas estatísticos de indicadores criminais e levantamentos do serviço de inteligência de cada unidade envolvida. Foram registradas 10.246 abordagens veiculares e 14.718 abordagens a pessoas, por todo o estado.

A Operação Independência 2022 gerou no total 1.102 ocorrências de trânsito e apreensão de mais de 830 Kg de drogas entre maconha, cocaína e crack.

Durante a operação, foram realizadas cerca de 410 blitzs de trânsito e barreiras com a finalidade de reduzir os indicadores de acidentes. Além disso, foram registradas 680 infrações e 41 crimes de trânsito. Como resultado, 250 veículos foram removidos e 49 foram recuperados.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça explicou que “foram redobrados os cuidados no trânsito por meio da Operação, onde um grande número de cidadãos tocantinenses e turistas movimentam as estradas, e com isso se faz necessária a atuação da PM no intuito de evitar acidentes, bem como na preservação da ordem pública”. ( Atualizada às 21 h)