Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ajudar a aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite no Tocantins e atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, a Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha Nacional contra a paralisia infantil e multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde. Para tanto, a instituição convida os militares e população em geral para vacinarem as crianças e adolescentes entre os dias 26 e 28 de setembro no Quartel do Comando Geral em Palmas.

A vacinação contra a Poliomielite será para crianças menores de cinco anos de idade e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade).

Apesar de o Ministério da Saúde preconizar uma cobertura vacinal de 95% contra a poliomielite, Palmas alcançou pouco mais de 30% da faixa etária destinada.

Estão disponíveis as vacinas contra o HPV para faixa etária de 9 a 14 anos, meningite, Covid, influenza além de outras vacinas para atualização do cartão dos adultos. Para receber as doses vacinais, basta levar o cartão de vacinação, os documentos pessoais ao Quartel do Comando Geral, na diretoria de saúde no período matutino.

Doença também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar adultos e crianças por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas doentes. Nos casos graves, em que acontecem paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção.