Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Coligação O Futuro é pra Já, formada por PSD, PRTB e Avante, apresentou na Justiça Eleitoral uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pedindo o afastamento e a inelegibilidade do candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice, Laurez Moreira (PDT). O documento foi protocolado pelo candidato a governador Irajá Silvestre (PSD) e pelos advogados da coligação, nesta quinta-feira, 29.

Na ação de inelegibilidade com pedido de liminar, a coligação apresenta fatos e provas sobre abuso de poder econômico, argumentando a utilização dos serviços dos funcionários públicos efetivos, comissionados e temporários, durante o expediente normal.

Num segundo fundamento, a AIJE aponta abuso de poder político pela utilização da Secretaria de Comunicação Social do estado e de seus servidores em prol da campanha eleitoral pela reeleição do atual governador, usando assim, dinheiro público, conforme demonstrativo anexado à ação, e uso indevido dos meios de comunicação, incluindo sites de notícias e páginas de influenciadores na internet.

Mais contratações

Segundo Irajá, o governador desafia a lei. Notificado pela justiça eleitoral a apresentar a lista dos 16 mil servidores contratados temporariamente pelo estado, Wanderlei, além de não cumprir a determinação da justiça, afirmou publicamente que vai contratar mais.

No momento em que protocolou a AIJE no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins (TRE-TO), Irajá destacou que a denúncia “é o maior escândalo eleitoral vivido na história do Tocantins”, uma vez que as pessoas foram contratadas pelo estado para fazer campanha eleitoral. Ele esclareceu que “se os 16 mil contratos temporários fossem de médicos para colocar fim à fila de 4 mil pessoas que esperam por cirurgias eletivas, policiais ou para a Educação, que desde 2009 o governo não realiza concurso público, não estaria fazendo essa denúncia junto à justiça eleitoral”.

O candidato reforçou que está confiante na justiça e pediu aos eleitores que fiquem atentos a esses erros como uma repetição de fatos passados que resultaram na cassação de governadores do Tocantins.

Arquivos Anexos