Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Ascom Dorinha

Foto: Divulgação Ascom Dorinha

Com 100% das urnas apuradas no Tocantins, Dorinha Seabra Rezende (UB) foi eleita neste domingo, 2 de outubro, senadora pelo Tocantins (com 50,42% dos votos). Kátia Abreu (PP), que tentava reeleição, recebeu até o momento 18,50% dos votos, ocupando a 2ª posição. 

Dorinha realizou uma campanha de movimentação por todo o Tocantins, licenciando-se do cargo de deputada federal para cuidar exclusivamente de sua campanha. Entre os aliados de peso, o governador e candidato à reeleição Wanderlei Barbosa. Ambos percorreram todo o Estado em busca de apoio. 

“Foi a vitória do povo do Tocantins, que escolheu a mudança no Senado, com um representante que esteja mais perto das pessoas. Agradeço a cada um dos quase 400 mil tocantinenses que confiaram em mim para representar o Tocantins no Senado Federal. Tenham a certeza que trabalharei muito por um Estado mais justo para todos”, disse Dorinha, após o resultado.

Perfil

Professora Dorinha foi eleita deputada federal pela primeira vez em outubro de 2010, pelo Tocantins. Em seu primeiro mandato fez parte das comissões de Educação, Cultura e Especial de Reformulação de Ensino Médio. Além disso, teve participação fundamental na votação do Plano Nacional de Educação com a aceitação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área.

Relatora do Fundeb, Dorinha foi relatora da Emenda Constitucional nº 108/2020, que instituiu permanentemente o Novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. Ela é considerada a mãe do Fundeb. Para regulamentar o fundo, a parlamentar foi autora do Projeto de Lei 4372/2020. O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação pública brasileira, hoje assegurado na Constituição Federal, por meio da Lei  Compartilhar Federal 14.113/2020. 

Atuante, a parlamentar já presidiu a Frente Parlamentar Mista da Educação, biênio 2019 – 2021, no Congresso Nacional, que teve o objetivo de colocar a educação no centro dos debates no país. Ademais, a deputada foi líder da Bancada Feminina, também no biênio 2019 - 2021. Atualmente, Professora Dorinha é presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. (Matéria atualizada às 22h14 min)