Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realiza nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório da Universidade Católica, em Palmas, uma reunião técnica para discutir ações de controle à ferrugem asiática da soja, cigarrinha do milho e complexo de enfezamentos pertinentes a pré-safra 2022/23. O objetivo da reunião é discutir com os técnicos das 11 delegacias regionais da Agência os principais problemas que podem acometer as culturas durante a próxima safra e definir meios de mitigá-los.

Segundo o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, a reunião é uma parceria entre órgãos ligados à agricultura. “Frente aos principais problemas da safra que será plantada, identificamos a necessidade de unir forças com o Governo do Tocantins e seus partícipes, para prevenir e controlar tais pragas, como é o caso da Ferrugem Asiática da soja e Cigarrinha do Milho”, pontua Marley Camilo.

A abertura foi realizada pelo vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, que explicou sobre a importância desse encontro. “Conhecendo para combater, esse é o ponto central da reunião. Trouxemos estudiosos de outros órgãos para que juntos, possamos nos preparar pra reduzir os prejuízos causados por essas pragas”, afirmou.

Além da Adapec, a reunião conta com palestras de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ao longo dos dias serão discutidas ações de controle da ferrugem asiática da soja e controle da cigarrinha do milho, este último será discutido pelos pesquisadores da Embrapa, Daniel Fragoso e Rodrigo Veras. “Hoje nós iremos discutir a base para todas as ações que serão desenvolvidas no controle dessa praga e abordar as características da doença, para que tanto os técnicos, quanto os produtores possam identificar e combatê-la o quanto antes”, completa Rodrigo Veras.