Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os profissionais da educação da rede municipal de Guaraí começaram nesta quinta-feira, 6, ato público em frente a Secretaria Municipal de Educação. A categoria está em greve desde o dia 3 de outubro. Os profissionais buscam dialogar com a gestão sobre a pauta de reivindicações, que cobra o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, além da revisão do atual Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). 

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (SINTET-TO), o secretário Sebastião Mendes disse que não vai receber a categoria e, sem diálogo e sem uma proposta, a greve segue por tempo indeterminado. Tanto o Piso Nacional como a revisão do PCCR são pautas antigas da categoria, segundo o sindicato. Os temas já teriam inclusive sido negociados em acordo extrajudicial com a Prefeitura de Guaraí, mas que não foram cumpridos pela Prefeitura, segundo informação do Sintet

“Estamos buscando dialogar com a gestão, mas não tivemos êxito. A gestão precisa nos receber e apresentar uma proposta que atenda a categoria”, disse Iolanda Bastos, presidenta do Sintet Regional de Guaraí.

O Sintet ainda informa que desde o início do ano cobra o reajuste do piso do magistério, mas a Prefeitura só teria quitado o reajuste para os contratos sem aplicar o reajuste na tabela, conforme determina o PCCR.