Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza um novo dia D de Vacinação contra a raiva animal no sábado, 8. A imunização será realizada em 10 pontos da cidade, das 8h às 17h.

A campanha antirrábica foi iniciada em 22 de agosto e o Ministério da Saúde (MS) prorrogou pela segunda vez em razão de muitos municípios não atingirem a meta. A campanha de vacinação antirrábica segue até o dia 15 deste mês.

Em Gurupi, na estimativa do CCZ ainda faltam 3.658 animais para serem imunizados, 2.740 animais na área urbana e 918 na rural. A meta é atingir 90% animais, entre cães e gatos. A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual, gratuita e deve ser feita em animais a partir de 3 meses de idade

A veterinária e coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, explica que o dia “D” é mais uma estratégia que pretende ampliar o número de animais vacinados. Para isso, as equipes do CCZ estarão em 10 pontos de Gurupi. “Este já é o segundo dia “D” da vacinação antirrábica. Estamos determinados a alcançar o maior número possível de animais, é uma questão de consciência e cuidado, tanto com os bichinhos quanto com a família”, enfatizou Fluviana.

Os animais devem ser levados ao local de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado.

Pontos de Vacinação - Dia D

· CRAS – Setor Vila Nova;

· Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão – Setor Bela Vista;

· Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim – Jardim dos Buritis;

· Escola Municipal Lenival Correia – Setor Alto da Boa Vista;

· Escola Municipal Profº Joel Ferreira – Setor Bom Sossego;

· Feira Coberta da Rua 7 – Centro;

· Praça Pôr do Sol – Saída para Peixe;

· Sede da Secretaria de Saúde – Av. Pernambuco, Centro;

· Sede do CCZ – Setor Pedroso;

· Unidade Básica de Saúde Vila Íris.