Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Associação Amigos do Palacinho está classificada para a etapa nacional do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A premiação está na 35ª edição e reconhece, em nível nacional, ações de excelência para a preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Amigos do Palacinho concorre na categoria pessoa jurídica com o projeto Associação Amigos do Palacinho e a Inserção do Museu na Rota do Turismo no Estado do Tocantins.

Para essa edição cinco comissões regionais fizeram a seleção dos inscritos no prêmio. Projetos de todas as regiões brasileiras concorreram e 50 ações estão selecionadas para a etapa nacional, sendo 10 em cada comissão regional e cinco em cada categoria.

Seleção

Na ação inscrita, a Associação Amigos do Palacinho descreveu as atividades de restauração e manutenção do museu Palacinho, de grande importância para a história do estado, e a formação da associação por apoiadores voluntários, que assumiram parte da responsabilidade pela revitalização e manutenção do prédio.

Com essa iniciava, e uma forte divulgação do museu nas mídias sociais, houve um impulsionamento do interesse do público para visitação e pela sua preservação do Palacinho, permitindo então a ampliação do acesso ao museu e a sua inserção no cotidiano da capital do estado, Palmas, atraindo turistas de todo o mundo para sua visitação.

A ação recebeu dos jurados uma pontuação de 86, que a deixou na quarta colocação entre as nove ações inscritas na categoria.

Amigos do Palacinho

A Associação Amigos do Museu Palacinho surgiu informalmente, da vontade de um grupo de pessoas que tinham o desejo de ver recuperado o Palacinho.

Inicialmente, um grupo com mais de 70 (setenta) pessoas, unidos por esse desígnio, se reuniram no auditório do Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis para conversarem sobre o que poderiam fazer. Uma segunda reunião ocorreu na sede do próprio Museu Palacinho para tratarem das questões urgentes, e nos meses seguintes, foi de trabalho dura com a preparação de projetos, encontros com autoridades e pessoas que poderiam contribuir para a revitalização do Palacinho, incluindo aí reuniões com o governador, Prefeitos, Secretários, dentre outros.

O ano de 2021 foi um período de muito trabalho, com várias atividades sendo desenvolvidas, através do levantamento de arquivos históricos, preparação de exposições, visita nos depósitos do Estado procurando móveis antigos para o Palacinho, produção de vídeo histórico, elaboração da marca do Museu Palacinho.

Assim, reformado, o Museu Palacinho foi reaberto ao público, recuperado pelo grupo de voluntários “Amigos do Museu Palacinho” com o apoio do Governo do Estado, permitindo que a sociedade tocantinense volte no tempo e vivencie os momentos históricos mais importantes da implantação do Estado do Tocantins.

Então, pela necessidade de se organizar formalmente, foi fundada a Associação Amigos do Museu Palacinho – Instituto Palacinho, que celebrou Acordo de Cooperação Técnica com o Estado do Tocantins, por meio da então Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, atual Secretaria do Turismo e Cultura, para gestão do Museu Palacinho.

Somente com a adoção destas ações, foi possível passar a fase da inserção do museu na rota turística do estado do Tocantins, com o treinamento da equipe de apoio, reuniões com os segmentos turísticos da capital e região, trabalho junto as Secretarias de Educação do Estado e dos municípios, escolas.