Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula

Membros do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais) promoveram nesta sexta-feira, 7, a 19ª Reunião Ordinária, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e primeiro encontro presencial do ano que teve como objetivo aprovar o calendário de atuação do comitê e alinhar formas para o desenvolvimento dos trabalhos para o próximo ano.

O analista Ambiental da Semarh, Alexandre Lustosa, assumiu o cargo de secretário executivo do Comitê e falou da relevância da reunião: “O encontro presencial teve o objetivo de proporcionar um diálogo mais produtivo e uma maior colaboração dos membros do comitê. Hoje discutimos as ações promovidas pelo comitê em 2022 e aprovamos o calendário das próximas reuniões de 2023, além dos debates de ideias para que sejamos muito mais produtivos e, consequentemente, mais atuantes nessa esfera tão importante que é a proteção dos animais, e que engloba nossa sociedade”, afirmou.

Representando a Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Romão Miranda Vidal, ressaltou que a reunião foi importante para planejar as próximas ações a serem seguidas pelo Comitê. “Debatemos, por exemplo, a criação de uma campanha de castração de cães e gatos que estão abandonados nas áreas públicas. Este trabalho pode ser feito em conjunto com as faculdades de medicina veterinária, com apoio do Conselho Regional, além de outras secretarias estaduais”, sugeriu.

Aprovado então o calendário das reuniões de 2023, ficou definido que a 20ª Reunião Ordinária acontecerá no dia 08 de fevereiro, a 21ª em 26 de abril, a 22ª no dia 21 de junho, a 23ª em 23 de agosto e a 24ª e última no dia 4 de outubro.

O encontro contou com a participação de representantes da Semarh, o secretário executivo do Comitê, Alexandre Lustosa, da Unidade Colegiadas, Elrik da Silva, Andressa Borges e Renato Albuquerque, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Janeide Pereira Costa, da Secretária de Estado da Segurança Pública (SSP), Rommel Rubens, da Secretaria do Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Romão Miranda Vidal, do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Tenente Edilson Silva, e da Comissão da Defesa dos Animais da Ordem de Advogados (OAB), Deuzineide Sousa Fonseca.

Comitê Pró-Animais

O papel do Comitê Pró-Animais é promover, estimular, fortalecer e avaliar a implementação das Políticas Públicas Estaduais em defesa dos direitos dos animais em todo o Estado, através de debates para a discussão e a tomada de decisões sobre o tema. A composição dos membros e respectivos suplentes do Comitê Pró-Animais é feita por indicações dos órgãos, entidades públicas e privadas a que representam, e designados por ato do gestor da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mandato de dois anos, permitida uma recondução. Para o cumprimento de suas atribuições, o Comitê conta com o apoio de órgãos e entidades públicos ou privados, da sociedade civil organizada, assim como especialistas e técnicos.