Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O proprietário de uma fazenda localizada dentro da cidade de Caseara do Tocantins, no Vale do Araguaia, estaria causando transtornos a moradores. A utilização de agrotóxicos na terra seria o principal motivo do problema, já que estaria afetando diretamente os que têm residência no entorno, segundo vídeo gravado pelo ex-vereador de Palmas, Erivelton da Silva Santos (Partido Verde).

Santos constatou in loco o problema e denunciou através de vídeo nas redes sociais. Segundo ele, os comentários na cidade são de que os moradores do entorno da fazenda estariam vendendo suas residências. "Nesse momento está tendo aplicação de veneno e a gente ouviu vários relatos aqui, no momento em que estive aqui nessa churrascaria (localizada bem perto da fazenda) de que as famílias que moram no entorno dessa propriedade estão vendendo as suas casas à preço de banana e as chácaras que estão à beira dessa propriedade também estão vendendo à preço de banana porque as pessoas estão adoecendo, os filhos estão adoecendo, o povo aqui das proximidades dessa propriedade estão adoecendo devido à aplicação desse veneno", afirma em vídeo.  (Confira o vídeo no final da matéria)

Ao Conexão Tocantins, o secretário do Meio Ambiente de Caseara, Paulo Roberto Ferreira, informou que a "briga é antiga" e confirmou que a fazenda fica quase dentro da cidade, na saída da balsa. Segundo ele, moradores já procuraram a Prefeitura para tentar resolver, mas a orientação é que acionem o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), já que a Prefeitura não tem poder de autuar nesse caso. 

Segundo Paulo Roberto, o fazendeiro planta soja e milho e inicia todo o processo em todo começo de período de chuva. "Ele deve ser amparado por algo, porque nunca parou de plantar", afirma o secretário. 

O representante da Prefeitura concorda que o agrotóxico é ruim para a população. "Todos em redor sentem", confirma. 

Sobre a venda de casas a preços de "banana", como é dito no vídeo, o secretário Paulo Roberto nega. "Pode ser que vende, mas não a preço de banana. [...] Todos os moradores antigos estão lá", acrescenta. 

Naturatins 

Procurado, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou ao Conexão Tocantins que até o momento não há qualquer registro de denúncia acerca do fato nos canais oficiais do Naturatins. Contudo, acrescentou que enviará uma equipe técnica a fim de averiguar a situação relatada no vídeo para a adoção das medidas cabíveis, conforme o caso.

Ministério Público 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por sua vez, também afirmou que ainda não recebeu denúncia, mas informou que irá apurar o caso. 

O Conexão Tocantins não conseguiu contato com o fazendeiro em questão, mas o espaço está aberto para que possa se pronunciar. (Matéria atualizada às 8 horas do dia 13/10/22)