Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: TRE/TO

Foto: TRE/TO

A Justiça Eleitoral do Tocantins publicou, nesta segunda-feira (10/10), o Edital nº8/2022, que trata do cronograma de trabalho da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) para o segundo turno das Eleições Gerais de 2022. O sorteio das urnas eletrônicas auditadas será dia 29 de outubro, às 09 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Como ocorreu no primeiro turno, 23 urnas vão passar pela auditoria. No dia 29/10 haverá o sorteio de três urnas para o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais; 18 urnas para o Teste de Integridade; e duas urnas para o projeto- piloto do Teste de Integridade com biometria.

No domingo de eleição (30/10), o Teste de Autenticidade será realizado na própria seção eleitoral da urna sorteada, antes do início da votação. Já o Teste de Integridade (com e sem biometria), ocorrerá de 07h às 17h, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

O processo de auditoria é público e aberto a toda a sociedade. Conforme destacado no Edital, estão convidados a acompanhar os trabalhos da CAVE os representantes de partidos políticos e das coligações, a Ordem dos Advogados, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público, o Tribunal de Contas da União, as Forças Armadas, Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S, entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização da gestão pública, credenciadas junto ao TSE e os departamentos de tecnologia da Informação de universidades.