Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta segunda-feira, 10, o curso de capacitação em Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, com ênfase em violência sexual. O treinamento, que segue até o dia 6 de dezembro de 2022, contará com a participação de mais de 240 profissionais de enfermagem, farmácia, médicos, psicólogos e assistentes sociais. O curso é organizado pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP) em parceria com a Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO).

“Este curso ratifica o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde em qualificar os profissionais da rede hospitalar própria que atuam na linha de frente do pronto socorro, em prol de uma assistência humanizada, qualificada e assertiva aos usuários do SUS”, explicou a diretora de Apoio à Gestão Hospitalar, da SUHP, Damarys Tatyelle Curcino Ribeiro.

Para a superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Elaine Sanches, “o planejamento do curso e, especialmente a colaboração de todos os facilitadores, nos imprime a certeza de um SUS fortalecido no Estado do Tocantins, pois é composto por profissionais dedicados, comprometidos e que acreditam na educação permanente na rede hospitalar”.

Para dar inicio ao curso, os participantes discutiram sobre temas como histórico da violência, contextualização, tipos e natureza de violências, conceito de gênero, orientação sexual e concepção da família. “Umas das coisas que precisamos entender dentro da gestão é que existem diversas escalas e conceitos de violência. Por se tratar de algo social, isso vem sendo modificado no decorrer do tempo, desta forma, precisamos entender os conceitos de violência para depois aplicar a contextualização dentro da gestão da saúde”, enfatizou a facilitadora do curso, Liana Barcelar.