Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

Com o objetivo de alcançar a integralidade das ações de prevenção e promoção à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu na terça-feira, 11, uma reunião com diversos parceiros que farão parte da criação de um plano de ação de controle e combate ao vetor da Dengue, Chikungunya e Zika. O encontro foi coordenado pela da Sala Estadual de Combate ao Aedes.

“Nós temos presença do Aedes em 138 dos 139 municípios tocantinenses, que é São Félix. Precisamos trabalhar em parceria para que a prevenção e controle sejam eficazes, dentro do manejo integrado de vetores. Este processo de integração é de extrema importância”, alertou a gerente de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno.

Para Eliana Bezerra, servidora da unidade técnica do meio ambiente e saúde, da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), parceira do plano de ação, "este projeto é muito importante, e é aqui que a educação entra, no diálogo, no planejamento. Plantamos a semente desde as séries iniciais até os adultos. Na educação, promovemos diversas campanhas nos municípios com incentivos didáticos, ações lúdicas, entre outros projetos”.

Dentre os parceiros da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da SES-TO, para o controle e combate estão a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), BRK Ambiental, Banco do Brasil, Universidade do Tocantins (UNITINS), SEDUC, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Polícia Militar (PM), Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) e Exército Brasileiro.

“Acho muito importante essa parceria entre todos os órgãos para discutir as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. Essa parceria tem a capacidade de disseminar informações, quanto mais gente se envolver, melhor será o cuidado”, finalizou o capitão CBM Resplandes. (Secom/TO)