Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em alusão ao mês de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, os grêmios estudantis das escolas estaduais foram incentivados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), pelo Conselho Estadual de Proteção à Pessoa Idosa e Secretaria de Esportes e Juventude, a desenvolverem ações que evidenciem a importância do respeito e da valorização da pessoa idosa.

O mês de outubro foi escolhido por marcar uma importante conquista da população brasileira, a criação do Estatuto do Idoso em 1º de outubro de 2003. Neste contexto, os grêmios estudantis das escolas estaduais de Tocantinópolis realizaram diversas ações durante esta semana com objetivo de sensibilizar, conscientizar e instigar a reflexão dos estudantes sobre questões relacionadas às pessoas idosas.

O articulador estadual dos grêmios estudantis da Seduc e também vice-presidente do Conselho Estadual de Proteção à Pessoa Idosa, Júlio César da Rocha, ressaltou a importância das atividades no ambiente escolar. “Nosso planejamento prevê atividades temáticas em todos os meses. Em outubro pensamos na intergeracionalidade, que é esse encontro de gerações, onde o jovem e o idoso trocam experiências de diferentes perspectivas, construindo assim relações que acrescentam e melhoram a vida de ambos, seja no ambiente escolar, familiar e/ou em sociedade”, afirmou Júlio.

Os integrantes do grêmio estudantil Padre Césare Lelli, do Colégio Estadual Dom Orione, visitaram os idosos do abrigo Divina Providência de Tocantinópolis, como parte das atividades da disciplina eletiva, ‘Uma imagem vale mais que mil palavras’, que conta com a parceria da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), cujo objetivo é sensibilizar estudantes e promover a relação intergeracional.

Conforme a presidente do grêmio e estudante da 1ª série do ensino médio, Theully Teles da Silva, de 16 anos, a partir da visita ao abrigo os alunos surgiu a ideia de desenvolver a ação, "Faça Mais por Quem Já Fez Muito!", uma campanha de arrecadação de materiais de limpeza, alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas.

“Fiquei bastante sensibilizada em ver a realidade dos idosos que moram no abrigo, eles precisam muito da nossa atenção e do nosso carinho. Poder de alguma forma tornar o dia deles mais alegre, através da música e das conversas fez com que eu me sentisse muito bem, fiquei feliz em ver eles sorrindo e gostando da nossa presença. Tenho certeza de que este foi o sentimento de todos os meus colegas. Foi muito gratificante”, destacou a presidente do grêmio.

Já o Centro de Ensino Médio GTI Darcy Marinho incluiu na matriz curricular a disciplina eletiva, Vivendo Entre Gerações e a Escola Estadual GTI XV de Novembro lançou a campanha, Respeite Meus Cabelos Brancos, com o lema: Não há livro no mundo que contenha a sabedoria de um idoso. Os grêmios estudantis das duas escolas também aderiram à campanha de arrecadação em benefício do abrigo de idosos.

Os interessados em doar podem ir a uma das três unidades de ensino e realizar sua doação até o dia 4 de novembro, ou fazer a doação diretamente na sede do abrigo de idosos Divina Providência de Tocantinópolis.