Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O ponto alto das atividades de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, em referência à Campanha do Outubro Rosa, acontece a partir de quarta-feira, 19, em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Gurupi, das 7h às 19h. Já nos dias 20 e 21, quinta e sexta-feira, será a vez da Clínica da Mulher, com a realização de exames, consultas e mamografias, prescritas pelos médicos das UBS’s.

As atividades do Outubro Rosa integram UBS’s e Clínica da Mulher para agilizar e facilitar a realização dos exames e consultas especializadas. Nestes dias, as mulheres não precisarão passar pela análise e autorização da Regulação Municipal, uma etapa a menos para estimular e incentivar a realização dos exames necessários à saúde feminina, que devem ser realizados anualmente.

É dessa forma que a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), das UBS’s e da Clínica da Mulher, pretende intensificar o fluxo de atendimento às mulheres, com exames de prevenção, palestras, testagens, mamografia entre outros.

A consulta com um profissional é o primeiro passo para as mulheres ficarem em dia com a avaliação da saúde feminina. "Nessa quarta iniciam os atendimentos às mulheres, na porta de entrada da rede pública de saúde: as UBS's. O Outubro Rosa, em Gurupi, foi planejado para intensificar as consultas e exames, além de facilitar a realização de exames preventivos e mamografia”, explicou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Dynysflayth Moira Amorim Lima, busca sensibilizar e chamar a atenção das mulheres gurupienses para participar da campanha do Outubro Rosa, na rede pública municipal de saúde, além de refletir melhor sobre a sua saúde e o auto cuidado. “Além da conscientização com palestras educativas frequentes, a partir de amanhã vamos focar na prática preventiva. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas, pois aumenta as chances de cura de um câncer”, frisa Dynis.

Programação Outubro Rosa

Quarta-feira, 19

Local: UBS’s - Das 7h às 19h

UBS Rosendo, UBS Sol Nascente, UBS João Manoel, UBS Buriti, UBS São José, UBS Bela Vista, UBS Waldir Lins, UBS Pedroso, UBS Vila Íris, UBS Vila Nova e UBS Campo Bello.

Serviços: Consultas médicas e coleta de citologia para exame preventivo; solicitação de mamografia, se for necessário.

Quinta-feira, 20

Local: Clínica da Mulher – Das 7h às 17h

Serviços: Exames de mamografia, palestras, coleta de citologia, consultas com médico especializado em mastologia.

Sexta-feira, 21

Local: Clínica da Mulher - Das 7h às 17h

Serviços: Consultas com médico especializado em ginecologista, coleta de citologia, exames de mamografia e atendimento do Centro de integração da mulher com corte de cabelos e escova, para as mulheres que comparecerem com cabelos lavados (sem estrutura para lavar o cabelo no local) e sorteio de brindes.