Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Renato Yahe Krahô

Foto: Renato Yahe Krahô

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) aprovou durante a 85ª sessão ordinária, realizada nessa terça-feira (17/10), a requisição de forças federais para atuar em 10 aldeias indígenas localizadas nos municípios de Tocantínia (5ª ZE), Pedro Afonso (23ª ZE), Goiatins (32ª ZE) e  Itacajá (33ª ZE). 

Ao relatar o processo, o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ressaltou que as solicitações de tropas federais visam garantir a segurança da votação em seções eleitorais instaladas em terras indígenas, tendo em vista a realização do 2º turno das Eleições Gerais 2022, em 30 de outubro.

Com a aprovação do Pleno, as requisições serão encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral, conforme disposto na Resolução TSE nº 21.843/2004.

Confira abaixo a lista com localidades e seções com solicitação de força federal aprovadas:

Localidade/ZE

Aldeia

Nº Seção Eleitoral

Tocantínia/5ª ZE

Rio Sono, Porteira, Brejo Comprido e Funil

54, 55, 56, 96 e 103

Pedro Afonso/23ª ZE

Lageado

104

Goiatins/32ª ZE

Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira

60, 61, 84, 70, 76

itacajá/33ª ZE

Manoel Alves Pequeno e Santa Cruz

27, 38 e 45

Oficialização do SISTOT

Ainda durante a sessão, o presidente da Comissão Apuradora e Corregedor Eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier, realizou a oficialização do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT). A partir dessa oficialização, o sistema de totalização dos votos passa a contar com as informações oficiais do 2º turno das Eleições 2022, incluindo os dados de eleitores e candidatos, locais de votação e seções eleitorais. Esta é mais uma ação de transparência e lisura do pleito. (TRE/TO)

(Foto: Divulgação TRE/TO)