Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A comunidade Raízes do Quilombo, localizada na Região Trinchete, em Silvanópolis, foi reconhecida na segunda-feira, 17, pela Fundação Cultural Palmares como remanescente do quilombo. A decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU), com base na Portaria de 10 de outubro de 2022 possibilita que o certificado seja emitido de imediato. Ao todo mais de 200 quilombolas, distribuídos em 13 famílias, vivem no local e há anos lutavam para ter reconhecidos seus direitos historicamente negados.

Tal conquista contou com o apoio do deputado federal Vicentinho Júnior (PP), que buscava junto à Fundação a certificação da comunidade. Conforme o parlamentar, o documento contribui no acesso a políticas públicas. “Com a certificação os jovens têm direito às cotas, as atividades produtivas passam a ter maiores subsídios além do reconhecimento histórico que é um direito destes povos”, pontua.

Para dona Juaci Carvalho de Araújo, líder da comunidade, a certificação valoriza a história. “Sou quilombola com muito orgulho e continuaremos a lutar por nossos direitos, à igualdade social. Só tenho a agradecer ao deputado Vicentinho Júnior pelo empenho e carinho para conosco”, disse.

Dados

Muito tempo se passou desde a formação dos primeiros quilombos no Brasil. Atualmente, existem 2.474 comunidades quilombolas certificadas no País, conforme dados da Fundação Cultural Palmares, destas, 38 estão localizadas no Tocantins.