Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Centro de Melhoramento Genético foi construído numa área de 242 hectares.

Centro de Melhoramento Genético foi construído numa área de 242 hectares. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Centro de Melhoramento Genético foi construído numa área de 242 hectares. Centro de Melhoramento Genético foi construído numa área de 242 hectares.

O Tocantins passará a ser referência mundial em reprodução e melhoramento genético da tilápia com a inauguração, nessa sexta-feira, 21, do Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia da GenoMar Genetics. Com investimentos na ordem de R$ 28 milhões, o empreendimento foi construído em Monte do Carmo e possui estrutura moderna, inovadora e rigorosa em relação aos aspectos sanitários e de biosseguridade. A cerimônia de inauguração será realizada em Palmas/TO, no espaço Kazara, às 10h.

Instalado numa área própria e total de 242 hectares, incluindo tanques e laboratórios, o Centro possui capacidade para atender a demanda do Brasil e América Latina com tranquilidade, mesmo observando o crescimento constante e rápido que o setor apresenta. Essa genética poderá garantir a geração de bilhões de alevinos de tilápia nas empresas parceiras de distribuição.

Com base na Noruega, além de países da América Latina e da Ásia, a GenoMar Genetics transfere tecnologia e genética para as marcas independentes mais importantes do setor, como Aquabel, Aquaamerica e Genomar. Por meio destas marcas, mais de 500 milhões de peixes são fornecidos apenas na América Latina, número que cresce ano após ano.

A escolha do Tocantins para a construção do centro de genética não foi por acaso, como explica o diretor de Novos Negócios na América Latina da GenoMar, Ricardo Neukirchner. “O Tocantins foi escolhido por vários fatores. Os principais são: clima ideal para a tilápia, que permite reprodução durante o ano todo, excelente qualidade de água, região livre de doenças e patógenos, localização perfeita para distribuição para qualquer ponto do Brasil, aeroporto internacional e apoio do Governo do Estado”, destaca.

Com equipe profissional com altíssimo conhecimento técnico e os mais altos padrões de tecnologia para garantir a responsabilidade da GenoMar com biossegurança, o empreendimento já gerou 50 empregos diretos, além dos indiretos por meio dos parceiros. Além disso, a empresa já investiu outros R$ 30 milhões em diferentes atividades no Brasil nos últimos cinco anos.

O novo Centro construído no Tocantins vai fornecer genética para todo o país, deixando de ser importador e passando a ser exportador de genética, contribuindo para a segurança alimentar, de forma sustentável e responsável. O Centro de Melhoramento Genético elevará o Brasil e o Tocantins a um novo patamar, transformando toda a cadeia da piscicultura brasileira em nível mundial, tornando o Brasil referência mundial em genética.

Inovação em tecnologia

Pioneira em tecnologia de genética em tilápia, a GenoMar Genetics investe constantemente em inovação tecnológica. Atualmente, 100% dos animais trabalhados na GenoMar são genotipados e selecionados com base em valores geneticamente importantes. Esse trabalho, aliado a recursos investidos em computação, resulta em ganhos significativos em genética que transformam toda a indústria como um todo.

GenoMar Genetics

A GenoMar integra o EW GROUP, maior empresa mundial na área de genética, líder no mercado na produção de frangos, ovos, perus, salmão e truta, com sede na Alemanha. O EW GROUP possui 165 empresas em 45 países de todo o mundo, empregando mais de 15.000 pessoas na sua equipe.

A GenoMar tem o programa genético de tilápia mais antigo do mundo e distribui essa genética a todos os continentes produtores de tilápia. Em 2021 a empresa celebrou a formação da geração número 30 da variedade GenoMar.