Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Durante a 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), a BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins levou ao público, palestras sobre os processos de tratamento de água e esgoto. O objetivo é dar transparência sobre a qualidade de processos promovendo também a educação direcionada a preservação do meio ambiente e do uso consciente da água. Além das palestras ministradas por engenheiros e químicos da companhia, a equipe expôs no estande, as conexões que compõem a ligação de esgoto, montagem das conexões da ligação da água, e o Jar test.

A supervisora de tratamento de água e esgoto da BRK, Juliana Rocha, que está apresentando a funcionalidade do Jar-Test explicou que o equipamento é utilizado para otimização de dosagem de produto químico para aplicação durante o tratamento de água. “Ao apresentar esses testes de maneira pública, em uma feira onde falamos de inovações e tantos assuntos importantes, também temos a oportunidade de demonstrar para todos que frequentam esse espaço, que a BRK dispõe de alta tecnologia de acordo com especificidade de tratamento, sempre buscando oferecer o melhor serviço”, pontuou.

O engenheiro eletricista da BRK, Lucas Romão, ministrou a palestra sobre Automação e Eficiência nos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO. “Falamos sobre como a automação industrial pode impactar positivamente em todos os processos do tratamento de água e esgoto. Utilizamos como exemplos práticos de automações bem-sucedidas, nossos sistemas em Gurupi e Peixe. Falamos também sobre a importância no papel da comunidade estudantil em conhecer como funcionam os sistemas de saneamento, para que contribuam na construção de soluções inovadoras e eficazes”.

Karlos Eduardo Nunes é discente do curso de edificações do IFTO e tem 18 anos. Para ele, aprender sobre a distribuição de água e esgoto vai ajudar tanto na sua formação acadêmica como no seu dia a dia. “Isso vai me ajudar muito pois me dá experiência para a graduação que quero fazer. Como cidadão, a palestra me ajudou a entender focos de problemas relacionados a água e esgoto dentro da minha casa, permitindo uma solução mais rápida”, destacou.

Palestras

Nesta quinta-feira, 27, outras duas palestras foram ministradas: Estação de Tratamento de Água – Tecnologia de Tratamento, com o engenheiro ambiental da BRK, Sebastião Noleto; e Monitoramento e Parâmetros de Qualidade de Água nos Sistemas de Abastecimento, com o químico da BRK, Alcedino Venâncio.

Para a sexta-feira, 28, serão ministradas as seguintes palestras: Utilização de Drones no Sistema de Saneamento, às 10h, com a engenheira de produção da BRK, Heloisa Tavares; e Técnicas e Projetos de Sistema de Esgotamento Sanitário, às 14h, com o engenheiro ambiental da BRK Rodrigo Calai.

Cultura e Lazer

Durante a noite dessa quinta-feira, 27, a partir das 19h30, o público adulto e infantil poderá participar do cinema ao ar livre no estande da BRK na 8ª Sicteg.

Durante o dia, a programação contou com a Nave BRK, espaço kids com pinturas livres, apresentação teatral com o grupo Motirõ, visita virtual nas estações de tratamento com os óculos VR e foto spinner 360º. A BRK segue com sua programação na 8ª SICTEG até essa sexta-feira, 28.