Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Os métodos de comunicação na internet estão sempre mudando e melhorando. Durante os últimos anos, os próprios formatos de comunicação mudaram muito e criaram muitas mais opções de interação com outras pessoas. Você não precisa mais estar limitado a mensagens ou chamadas de voz. Existem muitas novas opções!

Nesse artigo nós reunimos várias soluções interessantes para se comunicar online. Essas soluções são cada vez mais populares e certamente não perderão sua popularidade durante muitos anos. Temos certeza que você vai encontrar opções interessantes para experimentar.

Livestreaming

O termo livestreaming corresponde a uma categoria de serviços que permite transmitir vídeo em tempo real. Os livestreams são populares no mundo do jornalismo porque permitem que existam transmissões de vídeo ao vivo a partir do local e no momento em que algo está acontecendo. Mas, além dessa utilidade, existem vários serviços de streaming para usuários comuns.

Twitch

O Twitch é a maior plataforma de streaming do mundo focada em transmissões de videogames. Os gamers streamers transmitem a jogabilidade dos diferentes videogames, compartilham dicas e coletam doações do público. Para muitos, o Twitch é até a sua principal fonte de renda. Além disso, os maiores torneios de esportes do mundo são transmitidos no Twitch e a própria plataforma coopera com as maiores conferências e campeonatos da indústria de jogos.

YouTube Live

O YouTube Live tem algumas semelhanças com o Twitch, mas tem uma ênfase menor nos jogos para PC. Embora muitos streams estejam de alguma forma relacionados com jogos, a vantagem do YouTube Live é sua enorme audiência, pois inclui todos os usuários do serviço de hospedagem de vídeos do YouTube. Mas isso também é um problema pois é difícil competir por espectadores em uma plataforma tão grande. 

Mixer

O Mixer é uma plataforma de streaming da Microsoft que tem o seu foco em jogos de vídeo. Uma das características do serviço é a sua interatividade. No Mixer, você pode jogar e se comunicar com vários jogadores ao mesmo tempo, organizar interações com os espectadores, organizar votações, entre outras opções.

Facebook Live

O Facebook Live não é a plataforma de livestreaming mais popular, mas definitivamente é digna de sua atenção. Aqui você pode assistir transmissões ao vivo ou depois dela ter terminado. Um dos benefícios do Facebook Live é a capacidade de conectar e interagir com os assinantes, mas, objetivamente, o site não tem muitas vantagens competitivas em comparação com os seus concorrentes.

Bate-papos por vídeo

A situação com bate-papos anônimos por vídeo é muito mais interessante do que acontece com sites de livestreaming. Primeiro, porque existem muitas mais plataformas deste tipo, segundo porque todas elas buscam formas de se destacar.

OmeTV

Um bom bate-papo por vídeo para quem quer conhecer novas pessoas rapidamente. O OmeTV tem apenas configurações básicas de busca, por gênero e geolocalização, mas para muitos isso é suficiente para encontrar uma boa comunicação com pessoas interessantes de todo o mundo. Se você quiser conversar com estrangeiros, mas não fala nenhum outro idioma, o OmeTV oferece uma função automática de tradução de mensagens.

CooMeet

Se você é um homem e quer conhecer garotas interessantes e bonitas, não perca a chance de experimentar o CooMeet. Este site tem o melhor filtro de gênero entre todos os bate-papos por vídeo anônimos. O sistema nunca está errado pois todas as usuárias precisam confirmar seus dados pessoais quando se cadastram no site. Simplesmente não existem perfis falsos nem bots no CooMeet.

O CooMeet oferece também aplicativos convenientes e funcionais de bate-papo por vídeo para iOS e Android, que tornam a comunicação ainda mais confortável. Outra característica única do CooMeet é o programa de afiliados que permite ganhar dinheiro real encaminhando novos usuários para o site. E, o mais importante de tudo, o CooMeet disponibiliza um período de teste completamente gratuito para novos membros.

Chatrandom

Um bate-papo por vídeo bastante funcional, com um filtro de gênero, busca por interesses e geolocalização, com suporte para salas de bate-papo temáticas, bate-papo gay, máscaras AR, e outras funções. O sistema de moderação, embora não tão bom como no CooMeet, é aceitável.

Flingster

Bate-papo por vídeo anônimo para adultos, em que quase nenhum assunto é tabu. Aqui você pode conversar, flertar, fazer sexo virtual e muito mais. Se você tem mais de 18 anos, dê uma olhada neste site.

Bazoocam

Um bate-papo por vídeo com vários recursos úteis: mini-jogos online e transmissões de vídeo que outros usuários podem assistir. Você pode também começar sua própria transmissão e reunir uma grande audiência de espectadores.

Chatroulette

Um dos primeiros bate-papos por vídeo que atraiu milhões de usuários por dia, mas, com o tempo, devido à fraca qualidade de moderação e recursos limitados, perdeu o seu público.

Gamificação na Web

Hoje, mais de 70% das empresas listadas na Forbes Global 2000 usam técnicas de gamificação em seu trabalho e promoção: quizzes (enquetes curtas online), jogos online simples nas redes sociais, a "roda da sorte" oferecendo oportunidades de ganhar um desconto em compras, e muito mais. Existem exemplos interessantes de gamificação na Web.

Elementos da gamificação nas redes sociais

Aqui existem muitas opções: pesquisas curtas, missões online, resolução de tarefas divertidas, concursos de comentários e curtidas, etc. Esses elementos de gamificação são interessantes para os usuários e, se eles ainda oferecerem aos participantes vários bônus por participação e vitória, isso desperta ainda mais interesse.

Roda da fortuna com prêmios e descontos

Esta é uma opção de gamificação popular entre lojas online de todos os tipos. A sua essência é extremamente simples: uma roda de sorte com vários prêmios e bônus aparece na tela (geralmente, os prêmios são descontos ou bônus em dinheiro para compras). A pessoa ativa a roda e recebe seus ganhos. A abordagem não é apenas interessante, mas também eficaz pois a sensação de ter ganho um desconto faz com que muitas pessoas realmente façam uma compra imediatamente a seguir.

Missões em sites

Uma opção interessante para um sistema de gamificação. Por exemplo, ovos de Páscoa são colocados em diferentes páginas do site. Se os visitantes os encontrarem com sucesso, eles recebem um desconto, um prêmio, ou outra vantagem. Esse método de gamificação não só atrai interesse para a sua oferta como também tem um efeito positivo na promoção do site e de todo o seu conteúdo. Além disso, a atividade dos usuários no site ajuda na sua promoção nas listas dos motores de busca. Ou seja, este método tem várias vantagens.

Conclusão

Hoje, os usuários da internet possuem muitas oportunidades de comunicação, dependendo dos seus objetivos e preferências pessoais.

Recomendamos fortemente não se limitar a apenas um serviço. Experimentando várias plataformas você irá descobrir sempre algo novo, expandir visivelmente seu círculo de contatos e criar novas formas de comunicação. E, claro, não se esqueça de ficar ligado nas últimas novidades. Afinal de contas, a internet está mudando e se tornando ainda mais funcional e revolucionário a cada dia. É importante não perder as maiores vantagens!