Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Seguindo o calendário eleitoral, foi reaberto nesta terça-feira, 8, o prazo para que eleitoras e eleitores solicitem à Justiça Eleitoral serviços como alistamento (primeiro título), transferência, revisão ou regularização do título de eleitor.

Para os cidadãos tocantinenses, o atendimento pode ser feito via internet, pelo Título Net - autoatendimento do eleitor; pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor - telefone ou WhatsApp; ou presencialmente nos cartórios eleitorais. Consulte aqui locais e horários de expediente de cada zona eleitoral. 

Esta terça-feira também é a data-limite também para reinício da emissão da Certidão de Quitação Eleitoral, que poderá ser feita pela internet ou pelo aplicativo E-Título. Para consultar multas ou emitir boletos para pagamento, basta acessar também o site da Justiça Eleitoral.

Entenda

Conforme estabelece a Lei das Eleições (Lei nº 9504/1997), o cadastro eleitoral fica fechado durante os 150 dias anteriores ao pleito, não permitindo novas solicitações de título de eleitor ou alterações nos cadastros já existentes. A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral consolide os dados do eleitorado apto a votar e tome as providências necessárias à realização do pleito, como a organização dos locais de votação e impressão dos cadernos com os dados dos eleitores de cada seção.

Assim que as eleições terminam, o cadastro eleitoral é aberto novamente para novos alistamentos ou alterações necessárias.