Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostra que há uma estabilidade por parte do consumidor na intenção de compra na principal data para o setor varejista em termos de vendas, o natal

Em 2022, cerca de 73% dos consumidores pretendem dar presentes, enquanto em 2021, foram 77%. Entre os que não vão presentear, 30% afirmam não gostar ou não ter o costume, 28% não têm dinheiro, e 16% estão desempregados.

Na capital tocantinense, não vai ser diferente. Segundo levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, a intenção de compra do consumidor palmense seguirá o índice do ano passado (77%).

De acordo com a pesquisa feita pela CNDL, os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos (62%), o cônjuge (45%) e a mãe (41%). Em média, os consumidores pretendem comprar 4,2 presentes para algum familiar ou amigo no Natal e o ticket médio de cada presente será de R$ 132. Vale destacar ainda que 40% daqueles que vão comprar presentes desejam gastar até R$ 100,00 por presente.

Entre os itens mais comprados, 57% afirmam que pretendem comprar roupas, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.

A pesquisa ainda mostra que 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). E 50% pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.

As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: cartão de crédito parcelado (45%), PIX (42%), cartão de débito (36%) e dinheiro (35%). Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,7 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.

Para incentivar as compras no período, a CDL Palmas realiza a campanha “Natalzão CDL”, que nesta edição, conta com 172 empresas participantes e sorteará 3 motos Yamaha Fazer 150 e três iPhones 13.

Tags: CDL Palmas, CNDL, SPC