Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Bernardo Portela/Bio-Manguinhos

Foto: Bernardo Portela/Bio-Manguinhos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pedro Afonso está realizando o teste rápido de leishmaniose visceral canina nos animais a partir de quatro meses de idade. Para realizar o teste é preciso se dirigir ao CCZ, munido de documentos pessoais, localizado na Rua Guimarães Natal, Centro, próximo da Passarela Modesta, de segunda a sexta, das 8h às 12h. 

Conforme a médica veterinária da Prefeitura de Pedro Afonso, Aydê Botelho, o município recebe mensalmente kits para realização do teste de leishmaniose visceral canina e monitoramento do agravo. Ela explica que o fluxograma funciona da seguinte forma: “O animal com suspeita da doença é levado ao CCZ para a coleta de sangue e realização do teste rápido de LV. Em caso de resultado positivo, a amostra será enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) para realizar o teste confirmatório da doença”, explica.

Neste período chuvoso, explica a médica veterinária, os locais úmidos, com pouca luz e com muita oferta de matéria orgânica (restos de folhas, dejetos etc.) são fontes de proliferação do mosquito.

O proprietário do animal (tutor) deve apresentar documento para a realização do teste rápido de leishmaniose visceral canina.

Sintomas e prevenção

Entre os principais sintomas da leishmaniose estão: Crescimento exagerado das unhas, que ficam espessas e com aspecto de garras, as almofadinhas das patas também ficam mais ásperos e rugosos, queda de pelos e descamação da pele, nódulos e caroços pelo corpo, que seriam inflamações dos gânglios linfáticos (conhecidas como “ínguas”), emagrecimento, feridas na pele, nas orelhas e focinho que parecem nunca curar, perda de apetite, diarreia e vômito, sangue nas fezes, conjuntivite, perda dos movimentos das patas traseiras, dentre outros.