Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

O deputado estadual do Tocantins, Nilton Franco (Republicanos), defendeu nessa quarta-feira, 9, a desburocratização para as áreas de mineração e regularização fundiária. As propostas foram feitas durante a 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), que está acontecendo em Recife (PE).

Em reunião do Parlamento Amazônico, do qual é vice-presidente, Nilton Franco avaliou que as áreas são fundamentais para a região, cujo desenvolvimento considera prejudicado pela burocracia. "O Tocantins, por exemplo, tem uma das maiores Áreas de Preservação Ambiental do mundo, mas o modelo atual de regularização fundiária inviabiliza a expansão da produção agrícola a essas áreas, criadas sem estudos aprofundados. Precisamos rediscutir isso, e eu quero contar com o Parlamento Amazônico", disse o parlamentar.

Situação parecida, segundo ele, é a da mineração, cuja legislação dificulta a exploração. "Por isso, precisamos enfrentar essas questões. Nesse sentido, coloco o Estado do Tocantins à disposição para discussão", avaliou.

"Momento propício"

Ainda de acordo com Franco, o Parlamento Amazônico precisa envolver os governadores da região nas pautas ambientais. Ele afirmou que o momento é propício no caso do Tocantins, já que o governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) é aberto a essas e outras agendas afins.