Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Apresentar propostas para fortalecer a atividade da fruticultura no projeto irrigado São João é um dos objetivos do 1ºMultiFruti, realizado pelo Sistema FAET/Senar e pela Cooperativa Cooperto (Cooperativa de Produtores e Empreendedores Rurais do Tocantins) na próxima quarta-feira, 16/11. O polo que é um dos mais importantes no Estado, possui uma área total de 5.129 hectares, sendo 3.654 hectares de área irrigável e é responsável por abastecer o mercado do Palmas, Tocantins e região.

Apesar da cultura mais produzida no polo ser a mandioca, existe uma grande variedade na produção de outros frutos como banana, açaí, abacaxi, coco, entre outros. Valdomir Junior, produtor rural e presidente da Cooperto, destacou que os agricultores estão ansiosos para o evento técnico. “A expectativa é que depois desse dia de campo a gente tenha melhores índices de produtividade e qualidade das frutíferas”. avaliou.

Desde 2019, cerca de 23 produtores rurais do polo são beneficiados com o programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATEG) de forma gratuita.  O seminário entra como mais uma ação para impulsionar a atividade.

Para o presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, a preocupação da instituição é de sempre levar eventos que atendam às necessidades dos produtores. “Essa iniciativa pretende levar novidades tecnológicas para reforçar ainda mais a produção”. Ele também ressaltou a vocação do estado para a fruticultura devido suas boas condições de clima e fertilidade do solo.

Durante o 1º Multifruti, os participantes irão percorrer cinco estações que vão discutir temas como: aspecto da irrigação na fruticultura, produção x comercialização, condução da lavoura da mandioca, manejo fitossanitário em fruticultura tropical e micronutrientes na fruticultura do cerrado. A ação é uma realização do Sistema Faet/Senar, Cooperto e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com Embrapa, Secretária da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e Governo Federal.