Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PM/TO

Foto: Divulgação PM/TO

A Polícia Militar apreendeu um menor de 14 anos e de posse dele uma espingarda de fabricação artesanal na manhã de segunda-feira, 14, no bairro São José, em Augustinópolis, norte do Tocantins. A arma era de propriedade do pai do menor infrator, um homem de 39 anos, o qual não foi localizado. 

Equipe de policiais militares do 9º Batalhão (9º BPM) foi acionada através da Central de Operações da PM (Copom), dando conta de um disparo de arma de fogo em uma residência naquele bairro. 

De acordo com informações, a arma estava guardada em casa, no quarto do casal, quando o filho do dono da arma, menor de 14 anos, entrou no quarto juntamente com um colega de 13 anos, e ao apontar a arma para o colega, pensando que estava descarregada, efetuou um disparo. O tiro atingiu a lateral da cabeça do adolescente e o menor precisou ser socorrido ao hospital de Augustinópolis.  

As primeiras informações declaradas pelo menor infrator davam conta de que, com o intuito de amenizar a situação, o pai do adolescente chegou a instruir o menor para que ele dissesse a polícia que ao entrarem no quarto de seu pai com a vítima, seu amigo pegou a espingarda e enquanto manuseava a arma, atirou contra si mesmo. Porém, informações anônimas chegaram para a Polícia Militar, relatando de que o ocorrido era diferente da versão apresentada pelo menor. 

No hospital, para onde a vítima foi levada, os policiais da guarnição conversaram com o adolescente hospitalizado, quando ele revelou que o adolescente infrator pegou a espingarda de seu pai que estava no pé da parede do quarto e apontou para ele em tom de brincadeira e disparou achando que a arma estava descarregada.

Após o ocorrido, o proprietário da arma criou a história para o filho contar e fugiu do local em uma bicicleta, tomando rumo desconhecido. A arma apreendida foi encontrada pela PM no interior do quarto, onde ocorreu o disparo.

O menor infrator, acompanhado da mãe e do Conselho Tutelar foi apresentado, juntamente com a espingarda, na Central de Flagrantes em Araguatins para as providências cabíveis. (PM/TO)